Sobre Nós

Um veículo especializado em Desenvolvimento Sustentável

Informar, integrar, dar voz à diversidade de atores sociais e estimular o debate sobre desenvolvimento. São esses os objetivos do Setor3, veículo do Senac São Paulo especializado em Desenvolvimento Sustentável. Há 14 anos no ar, o portal reúne jornalismo e prestação de serviços. Dessa forma conquistou credibilidade e reconhecimento entre pessoas que atuam ou têm interesse na área social.

O Senac São Paulo entende que sua responsabilidade como organização educacional envolve o apoio ao desenvolvimento e à transformação de pessoas e grupos, por meio de acesso e da disseminação do conhecimento. Envolve, também, uma ativa participação na vida das comunidades em que atua.

Por isso, em 2000, foi criado o Setor3. O veículo foi desenhado originalmente, para divulgar ações pioneiras do Senac São Paulo, como a Carta de Educação Comunitária e o Fórum Permanente do Terceiro Setor, além de ações de distintos atores. Alinhado aos projetos do Senac São Paulo no ambiente tecnológico, o portal foi lançado em setembro de 2002 com a função de qualificar os gestores das organizações da sociedade civil.

Acompanhando as transformações da sociedade e do próprio Senac São Paulo, aos poucos o Setor3 foi passando por reformulações. Em 2002, o veículo passou a noticiar ações protagonizadas por organizações de base comunitária. Três anos depois, alinhou-se à atuação da área de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo, focando em desenvolvimento local e sustentável.

Hoje, a equipe do portal cobre ações de desenvolvimento sustentável. As pautas são sempre pensadas de forma a integrar os diferentes atores (poder público, sociedade civil organizada e setor privado) com as três dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica.

O Setor3 tem uma abordagem semelhante a de revistas semanais. Com uma linguagem ágil, propõe-se a aprofundar temas, dando prioridade ao trabalho de campo. Reúne matérias, entrevistas, coberturas de eventos e reportagens especiais, divulgando ações e personagens com alto impacto socioambiental. Também oferece uma série de serviços: agenda e vagas de emprego.

Em junho de 2006, a equipe do portal Setor3 recebeu o 6º Prêmio Ethos de Jornalismo na categoria mídias digitais pelo voto do júri virtual. No ano seguinte, a repórter Juliana Rocha Barroso foi finalista do 7º Prêmio Ethos de Jornalismo na categoria mídia digital, com a reportagem Usina Termoelétrica Bandeirantes gera energia a partir do lixo orgânico.

Agradecemos a nossos leitores que nos acompanham em cada edição e nos ajudam a fazer um portal Setor3 mais sustentável e responsável.