Senac São Paulo é uma das melhores empresas para trabalhador com deficiência em 2017

 

O Senac São Paulo é a terceira melhor empresa para trabalhadores com deficiência em todo o estado. O reconhecimento é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que há quatro anos organiza o prêmio em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI).

Essa iniciativa possui o objetivo de identificar, reconhecer e homenagear as melhores práticas de inclusão de profissionais com deficiência em companhias públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, de micro, pequeno, médio e grande porte, e de empreendedores com deficiência. Em 2016, o Senac ficou em segundo lugar no ranking das melhores empresas.

A entrega da certificação aconteceu em 7 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Outras 14 instituições foram condecoradas, em um total de 75 inscritas. O primeiro lugar ficou com a HP e o segundo com as empresas McDonald’s e PWC.

Os organizadores do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência avaliaram um relatório de boas práticas enviado pela instituição. Nesse documento, os projetos do Senac São Paulo foram apresentados em cinco grandes frentes: acessibilidade, cultura organizacional, recrutamento e seleção, gestão de pessoas com deficiência e protagonismo.

Os avaliadores checaram, por exemplo, se a empresa estimula a igualdade de oportunidades. Também verificaram se os recursos materiais e psicológicos estão à disposição para o pleno desempenho do trabalhador com deficiência, entre outros pontos.

Todo esse processo foi realizado em duas etapas. Primeiro, por meio de um questionário on-line enviado para todos os funcionários com deficiência. Depois, os avaliadores do prêmio estiveram no Senac Aclimação para um bate-papo presencial.

Estela Schreiner, coordenadora do núcleo de Educação Corporativa do Senac São Paulo, reforça que estar entre as empresas finalistas pelo quarto ano e ser premiado pela terceira vez é uma oportunidade importante de apresentar as práticas de inclusão desenvolvidas pela instituição e, também, de expandir o debate sobre o tema.

“Por meio do nosso Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência podemos fomentar ações não apenas com nossos funcionários, mas também com nossos alunos e com toda a comunidade”, ressalta Estela.

Confira alguns dos projetos do Senac para a inclusão de pessoas com deficiência:

Empreenda Inclusão

Durante a 10ª edição do Empreenda!, os estudantes puderam participar de uma série de oficinas com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos inovadores para pessoas com deficiência. Cerca de 2,3 mil alunos receberam informações sobre o tema.

Eventos com a comunidade

Boa parte das ações sobre inclusão e diversidade da instituição são iniciativas que envolvem a comunidade. Uma delas foi a participação na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech 2017, em junho deste ano. No evento, o Senac São Paulo reforçou seu banco de talentos com o currículo de 177 profissionais com deficiência, além de atender cerca de 3,3 mil pessoas em nosso estande.

  • Crédito do texto: equipe Portal Senac São Paulo
COMPARTILHAR