Semana do Investimento Social Privado terá cinco dias programação diversificada e gratuita na 9ª edição do Congresso GIFE

14499Palestras, seminários, rodas de conversa, encontros, debates presenciais ou online, oficinas, exposições, cinema, teatro, show musical, são apenas algumas das atividades já confirmadas para a primeira Semana do Investimento Social Privado, organizada pelo GIFE em paralelo a 9ª edição do Congresso GIFE, que terá diversas iniciativas gratuitas em São Paulo e via internet, entre 28 de março e 1º de abril.

A proposta da semana é oferecer atividades promovidas por organizações que trabalham com investimento social para ampliar as discussões sobre o tema de maneira descentralizada e gratuita, em qualquer espaço para além da Fecomercio, local onde acontece o Congresso, inclusive em outros estados. “Concentrar as diversas iniciativas durante uma semana é uma forma de dar visibilidade a essas atividades e fortalecer o tema”, diz Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE.

Estima-se que 800 pessoas participem da programação oficial do Congresso e das atividades abertas do evento, que é patrocinado pelo Bradesco. Algumas das atividades precisam de inscrição prévia e tem vagas limitadas. Confira abaixo um resumo das atividades que já estão inscritas. Para mais informações sobre a atividade de cada organização e a programação completa, e acesse aqui.


Serviço:

9ª edição do Congresso GIFE
http://congressogife.org.br/2016/

Confira a programação:
Data: 28/03 (segunda)
8h30 – Metodologias de avaliação de programas sociais (Instituto Votorantim)
Local: Auditório do Instituto Votorantim – Rua Jerônimo da Veiga, 164, 6º andar, Itaim Bibi, São Paulo
Apresentação das diferentes metodologias de avaliação utilizadas pelo Instituto Votorantim nos programas de educação, dinamismo econômico e apoio à gestão pública, com o intuito de compartilhar nossas experiências e debater o tema com o setor.

13h – Neuroeducação: Projeto CRA (Classificação para Reenquadramento da Aprendizagem): Viabilizando o processo inclusivo nas escolas (Roche)
Local: Escola Estadual Augusto Amaral – Rua Eulo Maroni, 244 – Jagarué, São Paulo
Palestra de apresentação da metodologia utilizada pelo Projeto CRA (Classificação para Reenquadramento da Aprendizagem).

14h30 – Comunicação de Causas- Campanhas de Mudança de Atitude, Mobilização e Investimento Social (ESPM)
Local: ESPM – SP – Auditório Victor Civita – Rua Alvaro Alvim, 123 – São Paulo
Partindo do princípio que a comunicação provoca mobilização social e que a publicidade deve ser cidadã, capaz de fazer campanhas de mudança de atitude, a ALMA Comunicação e Causa e a ESPM Social propõem um debate a respeito da Comunicação de Causas.

17h30 – Roda de Diálogo: metodologia e prática (Takao)
Local: Sofá Café: Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo
A roda de diálogo é uma metodologia baseada nos Círculos de Construção de Paz descritos pela canadense Kay Pranis.

19h – Como Desenvolver Ferramentas para Liderar Colaborativamente na Construção das Relações Público/Privadas (LIS- Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade da PUC-SP)
Local: PUC – SP, Campus Perdizes: Rua Ministro Godoy, 969, Perdizes, São Paulo
O objetivo da oficina é refletir e discutir sobre as habilidades e a atuação requerida às novas lideranças empresariais num ambiente de mundo conectado e desigual, onde a inovação na articulação entre o econômico, o social e o ambiental são fundamentais para promover transformações desejadas.
Data: 29/03 (terça-feira)

9h – Ocupação Person
Local: Instituto Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo
Por meio de fotos, textos, áudios e vídeos, a exposição convida o público para mergulhar no processo de criação de filmes como O Caso dos Irmãos Naves (1967) e São Paulo Sociedade Anônima (1965) – considerado um dos maiores trabalhos do cinema nacional.

9h – Exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural
Local: Instituto Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo
A exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural completa um ciclo. Iniciado em 2011, quando esse acervo começou a ser apresentado. Passou por sete cidades e agora chega à sede do instituto.

9h30 – III Encontro Anual do Centro de Referência em Governança Social Integrada
Local: Fundação Dom Cabral – Campus São Paulo – Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184 – 6º andar, Vila Olímpia, São Paulo
O Centro de Referência em Governança Social Integrada (CRGSI), da Fundação Dom Cabral, realizará seu III Encontro Anual, que tem o objetivo de divulgar e disseminar os produtos das pesquisas do CRGSI realizadas durante o ano de 2015, assim como apresentar frentes de trabalho para o ano de 2016, promovendo dinâmicas e debates.

11h – Safári na Avenida Paulista
Ponto de encontro: Casa das Rosas- Av. Paulista, 37, São Paulo
Percurso guiado pela Avenida Paulista, com foco nos espaços criados a partir da interface entre atores sociais privados e o Estado.

14h – Como Remunerar por Impacto? A Evolução dos Títulos de Impacto Social (Insper)
Local: Insper – Rua Quatá, 300 – Sala Marcos Lopes, 2º andar, São Paulo
A partir de casos e experiências reais, esta apresentação visa discutir como esses mecanismos de captação de investidores para projetos de interesse social têm sido estruturados e quais as principais formas de medição e remuneração por impacto.

16h30 – Como a desigualdade pode impactar o Brasil? (Escola de Governo)
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, Centro – São Paulo
Este encontro traz a reflexão de como os investimentos sociais em descentralização de governança e poder e Direitos Humanos diminuem diretamente a desigualdade social e como ela é capaz de gerar novos caminhos e mudanças significativas no país.

17h – Ampliando o conceito e a aplicação da inovação social – Como o investimento social privado pode alavancar a inovação social?
Local: Impact Hub Paulista – Rua Bela Cintra, 409 – São Paulo
A proposta deste debate é amplificar o entendimento de inovação social e suas aplicações, além de indicar caminhos para que o investimento social possa alavancar a inovação.

17h – A importância dos editais para o investimento social privado
Local: Cubo Coworking: Rua Casa do Ator, 919 – Vila Olímpia (Auditório) – São Paulo
A atividade apresentará a importância dos Editais para o investimento social privado. O evento é uma realização do Prosas, plataforma de lançamento e gestão de editais.

19h – Indicadores de Impacto e a construção de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo na baixa renda
Local: FEI Campus São Paulo – Rua Tamandaré, 688 – São Paulo
A atividade visa proporcionar um espaço de diálogo a respeito da construção de políticas públicas para o fomento ao microempreendedorismo e formação de capital social.
Data: 30/03 (quarta-feira)

18h30 – Relação público-privada para a educação aberta: um desafio
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, Centro – São Paulo
Encontro de cocriação para prototipar um projeto piloto de educação aberta (EA) e recursos educacionais abertos (REA), envolvendo produção de materiais educativos por professores e alunos da secretaria municipal de Educação de São Paulo. A capital paulista é atualmente a única cidade brasileira a ter uma política pública de REA, conforme o decreto 52.681/2011

Data: 31/03 (quinta-feira)
18h30 – Círculo de Conversa sobre Negócios de Impacto Social: Luzes e Sombras
Local: FGV / EAESP – São Paulo
Muito tem se falado sobre “Negócios de Impacto Social” ou “Investimento de impacto”. Mas será que esse campo avançou como se esperava? Quais são os dilemas e desafios de quem atua nesse campo sob a perspectiva de impacto social? Existem limites desse campo do ponto de vista financeiro e de impacto social? Que apoios e conexões são necessários para que negócios de impacto avancem? Algumas dessas perguntas serão debatidas num bate papo franco entre organizações do campo.

19h – Escola Design Thinking e Pimp My Carroça
Local: Echos – Laboratório de Inovação – Rua Baluarte, 672 – Vila Olímpia – São Paulo
A Escola Design Thinking e o Pimp My Carroça se uniram para propor um desafio: como usar a abordagem do Design Thinking para resolver problemas sociais?

Data: 01/04 (sexta-feira)
13h – Webinário Teoria de Mudança: do conceito à prática
Local: Seminário online
A Teoria de Mudança é um método utilizado para descrever como transformações de longo prazo serão alcançadas. Durante o Webinário,o os participantes terão contato com o conceito e construirão uma Teoria para entendam a lógica e utilização.

Texto: Da comunicação do Gife
Imagem: Divulgação
Data original de publicação: 23/03/2016