Sampa CriAtiva pretende reunir propostas em prol da qualidade de vida da capital paulista

10448A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Senac São Paulo e o Sesc em SP lançaram uma plataforma virtual Sampa CriAtiva, um canal criado para receber propostas que promovam a melhoria da qualidade de vida da capital paulista. O objetivo é ser um espaço para o cidadão paulistano repensar a cidade, ampliar a participação comunitária e compartilhar projetos que promovam a melhoria da cidade.

Qualquer pessoa física pode se inscrever pelo site da iniciativa e enviar o projeto. As ações serão avaliadas por uma equipe coordenada pela curadora do projeto Ana Carla Fonseca, economista, doutora em urbanismo e especialista em economia criativa.

Somente serão aceitas propostas apartidárias e sem caráter publicitário. As ideias para o Sampa CriAtiva devem ser inovadoras e com impacto positivo para a cidade. Quanto mais práticas, viáveis, impactantes e originais, mais são as chances de inspirarem outras pessoas, um dos principais objetivos da plataforma. Quem não tiver projetos próprios também pode ajudar comentando as ideias apresentadas.

As propostas recebidas serão organizadas em cinco eixos: governar juntos; negócios; inovações sociais; nas ruas e diálogos. A categoria governar juntos é voltada a projetos ligados a modelos de gestão pública da cidade. O eixo negócios está relacionado à rentabilização de ideias socialmente relevantes e sustentáveis, que aumentem a renda e o emprego na cidade.

O eixo inovações sociais busca ideias sem fins lucrativos que gerem inclusão e qualidade de vida, sem necessariamente depender de patrocínio ou fundos públicos. A categoria nas ruas está relacionada a intervenções em espaços públicos. Já o diálogos pretende receber propostas para a melhoria do fluxo de informação entre o poder público e o cidadão.

As melhores ideias serão apresentadas em um seminário internacional que acontecerá em dezembro. Conforme os projetos forem sendo recebidos, eles serão compilados e enviados pelas três entidades aos órgãos responsáveis pela gestão da cidade de São Paulo.

Serviço:

Acesse: www.sampacriativa.org.br