Respostas para o Amanhã: inscrições prorrogadas

Concurso estimula alunos do ensino médio da rede pública de ensino com respostas criativas e inovadoras.

respostas-para-amanha-Reduzida
Com a orientação dos professores, os estudantes buscam respostas criativas e inovadoras às demandas reais, que estão em constante transformação. (crédito da imagem: divulgação)

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã foram prorrogadas até o dia 24 de junho. A iniciativa é da Samsung, com a coordenação geral do CENPEC Educação, para incentivar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica de estudantes de ensino médio da rede pública de ensino. A participação é gratuita e destinada a professores de Ciências da Natureza e da Matemática, que também podem inscrever projetos desenvolvidos em parceria com docentes de outras áreas do conhecimento.

A iniciativa incentiva os alunos a produzirem soluções de impacto para a sociedade, colocando em prática os conhecimentos curriculares. Sob a orientação dos professores, os estudantes buscam respostas criativas e inovadoras às demandas reais, que estão em constante transformação.

No Brasil, desde 2014, o Respostas para o Amanhã contabiliza: mais de 5,7 mil inscrições; cerca de 18 mil projetos; mais de 4 mil escolas participantes em todo o território nacional; 10,2 mil professores envolvidos nos projetos; 153 mil estudantes participantes.

Para os projetos semifinalistas, cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com um tablet Samsung. Já aos projetos finalistas, cada uma das escolas dos 10 projetos finalistas será contemplada com uma TV Samsung 55” e um notebook Samsung.

No caso dos vencedores nacionais: 1º lugar – cada aluno da equipe vencedora será contemplado com um smartphone Samsung. O professor orientador e cinco estudantes representantes do projeto vencedor em primeiro lugar também serão contemplados com uma viagem para São Paulo, no mês de novembro de 2019, para participação no Prêmio Respostas para o Amanhã América Latina. 2º lugar: um notebook Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora. 3º lugar: um tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora. Já os vencedores na categoria Júri Popular, os três projetos escolhidos receberão um troféu de reconhecimento.

O programa conta, ainda, com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Inscrições: https://respostasparaoamanha.com.br/inscricao

COMPARTILHAR