Rede Social São José dos Campos possui novo site com ferramenta de georeferenciamento

Com 10 anos de trajetória de rede social, organizações, representantes de empresas, comércios locais e empreendedores de São José dos Campos comemoram o lançamento do novo site da Rede Social São José dos Campos (Rede Social SJC) no dia 5 de agosto, no auditório da FAAP na cidade. O objetivo do canal é mostrar as ações desse grupo social e aumentar sua visibilidade.

Com várias imagens e fácil navegação, a plataforma também oferece um mapa de ações georreferenciadas dos integrantes da Rede Social SJC. É possível saber quantas ações sociais ocorrem na cidade. Quando você clica nos pontos das iniciativas, obtém o nome do projeto, o que é, público-alvo, segmento em que atua, site e contato (telefone e/ou e-mail). Esse tipo de informação contribui tanto para os integrantes da rede quanto pesquisadores, moradores da região e até possíveis investidores.

14950O evento contou compalestra da jornalista e editora do Portal Setor3, Susana Sarmiento, que ministrou Mídias Sociais e sua Influência no Terceiro Setor. Ela compartilhou sua trajetória profissional na cobertura da área social, contextualizou o movimento atual de compartilhar e mobilizar as causas sociais, por meio das plataformas de crowdsourcing e crowdfunding, como a comunicação está hoje e como ela foi impactada com o aumento do acesso e uso das redes sociais e mostrou canais de veículos segmentados.

14951A jornalista também traçou o cenário da internet no Brasil. Na Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, feita pelo Ibope sob encomenda da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, mostra que a internet é a terceira plataforma de comunicação mais usada no país, depois da TV e rádio. Comentou e apresentou a audiência das principais ferramentas de redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Já no estudo Horários Nobres nas Redes Sociais, da Sprinkrl, com dados de 2015, lançado em junho de 2016, coletou mais de 160 milhões de menções dentro dessas plataformas e traçou o perfil dos usuários de cada uma delas: Twitter – plataforma que mais se aproxima do tempo real por conta do limite de caracteres do post, que possibilitamais publicações; em segundo lugar, fica o Facebook, com 38% das interações, seguidopelo Instagram com 6%.

14949Susana ainda sugeriu ao público acessar a publicação O fluxo das causas – Os desafios da comunicação de causas sociais depois da revolução digital, desenvolvido pelas agências Cause e Shoot the Shit para o Instituto Arapyaú e fundações parceiras. Esse estudo foca e explica o processo de criação de causa e engajamento das iniciativas, analisa o engajamento, identificando 10 princípios e 19 elementos relacionados. Entre os elementos, estão: acesso, associações, pertencimento, estética, desejo, empatia, aprimoramento, fuga, experiência, comportamento de manada, integridade, intriga, envolvimento, significado, novidade, prazer, respeito, valores compartilhados e símbolos sociais. Quanto mais elementos uma campanha de uma iniciativa social tiver, maior engajamento de seu público.

Para finalizar, a jornalista mostrou como organizações sociais estão se posicionando nas redes sociais para ter público, disseminar sua causa e até conseguir doações em seus projetos. De páginas de Facebook até campanhas de mobilização de recursos, alguns exemplos foram: página do IDEC, documentário Juventude Conectadada Fundação Telefônica, a animação do Médicos Sem Fronteiras para o Dia Mundial do Refugiado e Captamos – rede social a mobilizadores de recursos.

O site

A professora da Unifesp com dois jovens do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que fizeram intercâmbio explicaram o processo de criação da plataforma, da participação deles nas reuniões da Rede Social SJC, levantamento de dados das organizações integrantes até a parte de organizações do site. Esta última parte o usuário pode buscar as organizações pelo nome, área de atuação e zona da cidade. Também mostra as organizações da região por região e por área de atuação.


Serviço:

Site: http://redesocialsjc.wixsite.com/redesocialsjc


Imagens: Divulgação
Data original da publicação: 11/08/2016