Rede Mobilizadores: curso para gravar e editar vídeo com celular

Os participantes do curso podem concorrer ao Prêmio Betinho Imagens de Cidadania e receberão orientação.

Premio-Betinho-Curso-Imagens
O curso oferece aulas práticas e teóricas. (Crédito da imagem: divulgação)

A Rede Mobilizadores vai realizar, de 21 de agosto a 1º de setembro, o curso on-line gratuito Imagens de Cidadania, com dicas sobre como gravar e editar vídeos utilizando equipamentos compactos como o celular. Também serão apresentados conceitos básicos para aqueles que desejem participar do Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, que vai premiar vídeos de até 3 minutos que abordem um dos princípios da democracia segundo o sociólogo Herbert de Souza: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

A iniciativa é dividida em duas etapas. O primeiro módulo do curso vai ajudar a ampliar conhecimentos sobre os cinco princípios da democracia e discutir sobre como eles se inter-relacionam. Terá como facilitador o professor Pedrinho Guareschi, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele conheceu Herbert de Souza nos anos 1980, durante os debates sobre a reforma agrária, e anos depois, utilizou os cinco princípios elencados por Betinho em seus escritos sobre mídia e democracia no Brasil.

Com tutoria da jornalista Sílvia Sousa, o segundo módulo do curso irá transmitir conhecimentos práticos sobre gravação e edição de vídeos, visto que a proposta do Prêmio Betinho Imagens de Cidadania é que os participantes produzam vídeos curtos, com até 3 minutos, utilizando tecnologias simples como celulares, tablets ou câmeras fotográficas.
As inscrições para o curso Imagens de Cidadania podem ser feitas no site da Rede Mobilizadores: www.mobilizadores.org.br/cursos-mobilizadores

Concurso

O Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, lançado no dia 9 de agosto pela Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, conhecido como o Betinho, que morreu há 20 anos. Saiba mais em: www.celebrarbetinho.org.br

Os vídeos inscritos no Prêmio devem apresentar uma ideia ou iniciativa de mobilização que ajude a fortalecer, fazer avançar ou consolidar conquistas sociais que guardem relação com um ou mais dos cinco princípios da democracia sob a ótica de Betinho.

Acesse aqui os sites:

Rede Mobilizadores: http://www.mobilizadores.org.br/

Curso Imagens de Cidadania: https://goo.gl/vLHmXb

Prêmio Betinho Imagens de Cidadania: http://www.celebrarbetinho.org.br/