Recode convoca bibliotecas públicas e comunitárias

Organização social, em parceria com Movimento Bem Maior, lança convocatória para selecionar 270 bibliotecas públicas e comunitárias para atuar em todo o país.

chamada-Recode-bibliotecas-Reduzida
Biblioteca Pública Municipal Antônio Massoud Ruffeil, em Inhangapi (PA), é uma das 200 bibliotecas assistidas que recebem apoio e formação da Recode. (crédito da imagem: Divulgação)

Recode, em parceria com o Movimento Bem Maior, lança convocatória para selecionar 270 bibliotecas públicas e comunitárias em todo o país. O objetivo da iniciativa é promover o empoderamento digital e fortalecer as habilidades dos profissionais desses espaços. As inscrições vão até 16 de setembro e o edital está disponível no site: www.recode.org.br/bibliotecas

O programa Recode Bibliotecas irá oferecer apoio e formação para estimular o protagonismo dos profissionais e dos jovens na transformação social e digital de suas comunidades. Os participantes serão motivados a traçar uma nova programação para esses espaços em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. O percurso formativo inclui temas como pesquisa da comunidade, estratégias de comunicação e articulação de parcerias, visando aumentar o número de frequentadores nas bibliotecas e o reconhecimento de boas práticas.

Para participar, as instituições devem ter um CNPJ ativo e no mínimo dois computadores instalados e voltados para o uso da comunidade, com conexão à internet.

O programa Recode Bibliotecas ainda oferece formação on-line para jovens em cursos de tecnologia para empoderamento digital e busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos Objetivos 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico).

A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional do Livro e Leitura e tem a parceria do Movimento Bem Maior, com apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. Inscrições em www.recode.org.br/bibliotecas