Publicação aborda autoavaliação do ensino médio

Trabalho foi resultado de quatro anos com estudantes, profissionais de educação, pesquisadores acadêmicos, ativistas de várias regiões.

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A publicação pretende contribuir na reflexão sobre a escola pública e política educacional com o território. (crédito da imagem: divulgação)

Conjunto de dimensões e indicadores para que escolas possam avaliar de forma participativa o atendimento educacional e construam propostas para melhoria do ensino médio. Esse é o tema central da publicação Indicadores da Qualidade no Ensino Médiorealizada pelo Unicef e Ação Educação.

O estudo foi resultado de um trabalho de quatro anos com diferentes atores sociais e faz parte da Coleção Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), que é composta por outros três volumes: Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, Indicadores da Qualidade no Ensino Fundamental e Indicadores da Qualidade – Relações Raciais na Escola.

O objetivo dela é contribuir para a construção de um ensino médio de qualidade por meio do estímulo à autoavaliação participativa escolar em todo o País. Um processo que propõe pensar a escola pública por inteiro em sua relação com a política educacional e com o território do qual faz parte.

O material busca estimular: o reconhecimento dos acúmulos da escola, a construção coletiva de propostas de ação escolar e o levantamento de recomendações para as políticas educacionais sobre os desafios a serem enfrentados em favor de uma educação comprometida com a formação integral de estudantes críticos, autônomos e criativos.

A publicação Indicadores da Qualidade no Ensino Médio está disponível para download gratuito nos sites: www.unicef.org.br, www.indicadoreseducacao.org.br e www.deolhonosplanos.org.br. Os outros volumes da coleção também estão nessas plataformas.

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