Projetos de construção sustentável podem concorrer a prêmio

LafargeHolcim Awards recebe inscrições de projetos de construção, modelos e conceitos de design visionários.

premio-design-sustentavel
Um complexo religioso e secular no Níger restaurado, que incentiva a inclusão social com artesãos locais e usou técnicas tradicionais de construção e materiais. Essa iniciativa ganhou prata no The Global LafargeHolcim Awards. (crédito da imagem: The LafargeHolcim Awards/divulgação)

Projetos com soluções de construção sustentável com excelência arquitetônica podem participar do LafargeHolcim Awards. O concurso irá oferecer um total de 2 milhões de dólares em prêmios em dinheiro, durante toda a competição, a projetos e conceitos de arquitetura, engenharia, planejamento urbano, materiais e tecnologia de construção e áreas relacionadas. As inscrições vão até 25 de janeiro de 2020.

Desde 2003, a LafargeHolcim Foundation promove a agenda da construção sustentável, principalmente por meio do LafargeHolcim Awards, uma das principais competições de design sustentável do mundo. A LafargeHolcim Foundation é uma iniciativa da LafargeHolcim, uma multinacional de materiais e soluções de construção.

Na categoria principal, destina-se a projetos de construção sustentável em um estágio avançado, com alta probabilidade de realização, que não tenham sido iniciados antes de 1º de janeiro de 2019. Já a categoria Next Generation, busca conceitos de design visionário e ideias arrojadas em um estágio preliminar de design, incluindo estúdio de design e trabalho de pesquisa. Para participar dessa categoria, os autores não podem ter mais de 30 anos. Estudantes e jovens profissionais são bem-vindos para entrar em ambas as categorias do LafargeHolcim Awards.

O júri é formado por especialistas independentes de cinco continentes e pretende avaliar as inscrições a partir de ‘questões-alvo’ abrangentes para a construção sustentável segundo a LafargeHolcim Foundation: inovação e transferibilidade; padrões éticos e inclusão social; recursos e desempenho ambiental; viabilidade econômica e compatibilidade; e impacto contextual e estético. A competição promove o pensamento circular e a redução das emissões de CO2 em todas as disciplinas e identifica as ideias com o maior potencial para enfrentar os desafios atuais, buscando aumentar a urbanização e melhora da qualidade de vida.

As inscrições são gratuitas e feitas em inglês. Os interessados precisam preencher um formulário on-line para preencher dados sobre autoria, resumo do projeto, detalhes técnicos, imagens e/ou ilustrações do projeto. Um guia com o passo a passo explica o processo em detalhes e mostra como se inscrever por meio do link: www.lafargeholcim-awards.org