Projeto social visa conectar moradores de bairros do Rio de Janeiro com a população de rua através de atividades lúdicas

y7gqpoWCom o objetivo de aproximar comunidades e a população de rua em seu entorno, o coletivo Ronda Urbana de Amigos Solidários lançou uma campanha de financiamento coletivo no Benfeitoria. A proposta visa incentivar residentes a liderar semanalmente atividades em seu bairro que promovam a construção de empatia, com dinâmicas de grupo que envolvem arte, cultura, tecnologia e informação. Além disso, o projeto conecta a população em situação de rua com centros de reabilitação química, defensoria pública e cartórios para registro civil para a facilitação de encontros familiares.

Hoje, um dos focos do coletivo é tornar a organização sustentável para impactar ainda mais as pessoas em situação de rua nos bairros que atualmente fazem parte da rede de atuação, além de expandir para outros bairros em diversos estados brasileiros.

V34EG7q• Como funciona?

As atividades acontecem toda terça-feira, em local e horário fixos, entre os moradores do Leblon e Botafogo, no Rio de Janeiro, e a população de rua desses bairros. São diversos exercícios que envolvem dinâmicas de grupo conduzidas por voluntários multidiciplinares – psicólogos, médicos, dentistas, nutricionistas, advogados, professores, sociólogos, entre outros.

As atividades abordam temas diversos: desde arte e cultura, rodas de conversa para reflexão, discussões sobre empoderamento de gênero, sempre propiciando a troca de afeto, informação e conhecimento entre voluntários e pessoas em situação de rua. Além disso, nas rondas eles jantam juntos e oferecem doações de vestuário e material de higiene, de acordo com a demanda identificada.

A partir disso acontece a organização. Os moradores dos bairros passam a usar as suas próprias conexões, junto às informações oferecidas pelo Projeto RUAS (registro civil, centro de reabilitação, postos de saúde, etc), para ajudar as pessoas em situação de rua que agora conhecem pelo nome e sobrenome.

As doações podem ser feitas todos os meses e interessados podem colaborar pelo link: https://goo.gl/lldP3Q


Data de publicação: 30/03/2017
Crédito do texto: Da Redação