Projeto reforça necessidade de formação de líderes íntegros e conscientes e procura financiamento até 02 de outubro

Anna_IntentoBuscar líderes íntegros, com valores e propósitos, inspiradores e transformadores. Essa é a proposta do projeto Patrocínio de bolsas para o Programa Intento 2014. Promovido pelo Intento DWF, o projeto está postado na plataforma de financiamento colaborativo Catarse até quinta-feira (02 de outubro). Há contrapartidas a partir de 10 reais, veja aqui as outras.

O programa Intento é uma experiência de imersão transformadora que prepara pessoas para liderarem de forma íntegra e consciente, alinhadas com o sonho. Os objetivos são: promover a integridade como guia para a tomada de decisão; estimular o autoconhecimento e a conexão consigo – com mais consciência e profundidade acerca de si, a pessoa poderá tomar decisões alinhadas com seu propósito, valores e princípios; trazer uma visão mais ampla sobre a realidade, compreendendo sua complexidade e interdependência, e desafiando seus modelos mentais; reforçar a conexão com seu sonho, seu propósito maior; dialogar com líderes inspiradores acerca de suas escolhas e dilemas vividos; oferecer ferramentas de diálogo para estabelecer relacionamentos genuínos; estimular o pensamento a longo prazo; conectar líderes de valor em uma rede forte e unida para aumentar seu potencial de impacto, oferecendo suporte a longo prazo.

Anna de Souza Aranha, administradora e gestora do Instituto Quintessa, explica que essa formação inclui atividades corporais, vivências, dinâmicas em grupo e temas como arte e criatividade, levando o participante a fazer uma imersão em si. “Ao mesmo tempo, ele é estimulado a desenvolver uma visão sistêmica da nossa sociedade e discutir paradigmas em painéis sobre economia, política, educação, ética e filosofia. Além disso, promovemos diálogos com líderes de destaque acerca de suas histórias, dilemas e desafios. Por último, há espaço para que cada um explore seu projeto e receba uma atenção personalizada, com coaches para oferecer apoio individual e auxiliar na busca no entendimento dos talentos, sonhos e planos de vida”.

Dessa forma, o programa oferece uma rede de líderes inspiradores e facilitadores. De acordo com Anna, são pessoas questionadoras e determinadas, que promovem transformações relevantes na sociedade, com sonho de um mundo diferente e se sentem compelidas a protagonizar essas mudanças. Depois dessa capacitação, há a formação de uma rede para oferecer apoio aos participantes e seus projetos.

A administradora comentou que a ideia desse projeto de patrocínio é viabilizar a diversidade de perfis no programa. “Não desejamos que a condição de custear o programa seja um impeditivo para a participação de pessoas de realidades socioeconômicas distintas e vindas das mais distantes partes do Brasil – exatamente onde o impacto de uma forte liderança é necessário”, afirma. Para ela, os líderes mais experientes podem colaborar ao compartilhar suas trajetórias, seus dilemas que já viveram e as dicas que os ajudam a se manterem coerentes com suas crenças e propósitos.

Infographics6

Edição de 2013

No ano passado, foram 32 participantes do programa dos 308 inscritos, sendo 17 mulheres e 15 homens, com faixa etária entre 19 e 37 anos. Foram pessoas de seis Estados diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. E uma dos Estados Unidos. Sobre área de atuação, esses participantes eram de negócios sociais, educação, meio ambiente, disseminação da cultura afro, desenvolvimento humano, música, política e administração. Foram 15 pagantes, 12 bolsistas parciais e cinco bolsistas integrais.

Na análise de Anna, a formação do ano passado já tem resultados, já que alguns participantes viraram sócios e estão empreendendo em conjunto. “Vários deles tomaram decisões que deram uma virada em sua carreira de trabalho, de modo a alinhá-las com seu propósito. Os que já estavam empreendendo mostraram como seus negócios foram impulsionados a partir de seu protagonismo maior e mais consciente”, observa.

Para a gestora de desenvolvimento de negócios sociais, nota-se uma carência de líderes inspiradores para os jovens de hoje. Há uma falta de pessoas que atuam de forma íntegra, consciente, que sejam exemplo no mundo dos negócios, da política e da área social. Ela ainda aponta que os empreendedores de negócios sociais servem como uma inspiração aos outros jovens. “Outros já empreendem implementando práticas de sustentabilidade. No entanto, não basta fazer um “o quê” inspirador, o “como” ele é realizado faz toda a diferença”, analisa.

A estratégia utilizada foi a parceria com o Instituto Asas, mobilização da rede de amigos e família dos idealizadores do projeto, publicação na página do Facebook, do perfil dos bolsistas de 2014 e a criação de recompensas atrativas, entre outras ações.

“Minha expectativa é de que possamos alcançar a meta. O programa foi criado para servir o País, para facilitar o desenvolvimento dos líderes que vão transformá-lo e aproximá-lo do que sonhamos. Assim, espero que as pessoas se engajem a fazer parte disso”, compartilha Anna.

Serviço:

Conheça aqui o projeto no Catarse: http://www.catarse.me/pt/bolsasprogramaintento2014
Site do Programa Intento: http://www.intento.me