Projeto pretende conter contaminação por Covid-19 em casas de idosos

Testagem, entrega de EPIs e monitoramento contínuo estão entre as principais ações dessa iniciativa, que beneficiará cerca de 800 pessoas.

Foto de duas mulheres encostadas na maca, uma delas mostrando Guia de Boas Práticas para Combate ao Covid, homem sentado lado esquerdo com prancheta.
A iniciativa pretende contribuir com mais de 800 pessoas. (crédito da imagem: divulgação Horas da Vida)

O Instituto Horas da Vida, junto a parceiros, promove o Envelhecer Sustentável em combate ao Covid-19, que vai beneficiar 20 instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) da periferia de São Paulo. O projeto surgiu como uma estratégia para evitar que o vírus se espalhe dentro dessas casas, causando complicações para os idosos que vivem nelas. Para isso, o programa vai mapear funcionários e idosos infectados pelo novo coronavírus por testagem e orientar gestores e funcionários sobre os cuidados necessários. Além disso, fará a entrega de equipamentos de proteção individual e o monitoramento das instituições, a fim de garantir a efetividade das ações.

O Envelhecer Sustentável foi estruturado para atender a cada uma das casas beneficiadas de acordo com sua estrutura, equipe e as necessidades de cuidado dos idosos. Com duração de seis meses, a expectativa é estender o projeto, já que há a necessidade de promover ações de saúde e prevenção de doenças.

As principais ações do programa para essas instituições são a realização de testes Covid -19 por PCR (swab) em idosos e funcionários; a desinfecção de cada uma das casas beneficiadas; a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel; palestra e guia de orientação para gestores e funcionários; apoio de uma Central de Enfermagem para dúvidas; e o monitoramento periódico da situação das instituições atendidas, presencialmente e por contato telefônico.

O projeto Envelhecer Sustentável é realizado pelo Instituto Horas da Vida, em parceria com a Associação Samaritano e o Instituto Sempre Movimento, e apoio de Hermes Pardini, Strava,Lobl Clean, Neo Química e Novo Nordisk. O projeto está aberto à colaboração de empresas dos mais diversos segmentos, não apenas na forma de aporte financeiro, mas em doações de produtos e serviços que possam beneficiar os idosos e os profissionais das instituições assistidas.

Para conhecer e contribuir com o projeto, entre em contato: contato@horasdavida.org.br

Acesse o site do Instituto Horas da Vida: https://www.horasdavida.org.br/