Projeto forma no setor produtivo da moda

Em setembro, inicia capacitação profissional gratuita a jovens e adultos na Praça Civita na região de Pinheiros na zona oeste de São Paulo.

Um LAB de moda para jovens é essa proposta do Projeto Ponto da Moda, resultado de uma parceria da Quest/Zeppelin e da Faculdade Santa Marcelina e patrocínio da Pernambucanas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e apoio da Prefeitura de São Paulo. Com início previsto para setembro, a iniciativa irá implantar um centro de formação cultural dedicado à disseminação, reflexão, produção, transformação e difusão por meio do universo do vestuário e da moda brasileira, com o objetivo na capacitação profissional e na geração de emprego e renda para jovens de 16 a 21 anos de idade. As inscrições iniciam dia 02 de agosto.

Sob a coordenação da professora Renata Zaganin, estilista, ilustradora e designer gráfica com 29 anos de experiência em grandes empresas do setor moda e docente há quase 30 anos, uma equipe de professores da Santa Marcelina assumirá as disciplinas que compõem a grade de matérias do período de formação dos alunos. A mesma instituição de ensino fará, ao final, a entrega dos certificados de participação.

Serão ofertadas 80 vagas em um curso livre e gratuito voltado a jovens e adultos entre 16 e 21 anos de idade, divididos em três turmas. Serão dois encontros semanais com duração de trÊs horas/aula em cada dia, totalizando 144 horas de formação para cada turma.

No contexto de ‘fazer junto’, os integrantes atuarão em trios, formato de trabalho que requer constante troca, construção coletiva e fruição do bem cultural que será objeto de análise e criação. Ao final do período de formação, os participantes apresentarão seu processo criativo e itens produzidos em uma mostra/desfile para a comunidade, assim como os possíveis caminhos profissionais que surgirem entre os colegas do curso.

O processo seletivo, dividido em duas fases: preenchimento do questionário on-line para verificação do perfil do candidato e entrevista presencial com a coordenação e equipe pedagógica. O link para preenchimento é: https://bit.ly/2ZoVMp2