Projeto ajuda a atenuar efeitos da pandemia

Senac São Paulo fabricará com o auxílio de voluntários mais de 11.000 aventais e mais de mil máscaras de proteção para estabelecimentos e a profissionais da área de saúde.

Ilustração de dois profissionais da saúde uniformizados e com EPIs e abaixo escrito: Senac Aventais do Bem
Os voluntários precisam ter uma máquina de costura em casa. (crédito da imagem: divulgação)

Considerando o cenário do país, marcado pela pandemia do novo coronavírus, o Senac São Paulo desenvolve iniciativas variadas e a principal é o projeto Senac Aventais do Bem, no qual funcionários, docentes, alunos e o público em geral, de forma voluntária, produzirão mais de 11.000 aventais e mais de mil máscaras de proteção que serão doados a estabelecimentos e profissionais de saúde.

A instituição optou por produzir aventais e protetores faciais para amenizar possíveis faltas no mercado, já que profissionais de saúde sofrem com a ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs), considerando principalmente aventais, óculos de proteção ou protetor facial e máscaras, incluindo a conhecida N 95.

Segundo a Gerente de Desenvolvimento do Senac São Paulo, Melina Garcia Cunha Sanjar, o Senac Aventais do Bem, liderado pelos docentes do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, também contempla a confecção de mais de mil máscaras de proteção, feitas a partir da tecnologia das impressoras 3D.

O projeto com foco na produção dos aventais terá início nesta semana e a entrega está prevista para o final de junho e início de julho, considerando o momento de maior necessidade dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Já os protetores faciais estão em pleno desenvolvimento e com um cronograma de produção e cronograma de entrega próprios.

Aos interessados em fazer parte do projeto Aventais do Bem, basta acessar o site www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/covid19/ , verificando os requisitos necessários e, posteriormente, fazendo a inscrição. O Senac São Paulo fará a entrega dos kits e a retiradas dos aventais costurados de acordo com o cronograma informado no site. Em caso de alteração das datas previstas, os voluntários serão informados. Serão tomadas todas as medidas de segurança e saúde necessárias durante o processo de confecção e de embalagem dos aventais.

O projeto será para voluntários residentes atualmente nas cidades de São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Taboão da Serra e Santo André. A entrega dos kits para costura nos endereços fora da cidade de São Paulo estão sujeitas à avaliação e análise da capacidade logística.

Desde a segunda quinzena de março, o Senac São Paulo vem direcionando esforços para amenizar os efeitos da pandemia. Dentre as ações, houve a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de produtos de higiene pessoal e limpeza a instituições necessitadas.

Foram doados mais de 630 mil itens (370 mil EPIs e 260 mil materiais de limpeza hospitalar, descartáveis e de higiene pessoal) para cerca de 60 hospitais e instituições na capital e no interior de São Paulo.

“No momento da pandemia, precisávamos proteger os alunos, os funcionários e também acolher nossos parceiros. Por termos muitas atividades relacionadas às práticas educacionais nas áreas de saúde, bem-estar, segurança do trabalho e tantas outras, acabamos utilizando muitos materiais de proteção individual e mesmo de higiene. Então, nos mobilizamos e direcionamos o que tínhamos em estoque para instituições de saúde e casas de apoio”, afirma Juliano Marcio Calderero, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo.

A instituição também criou a plataforma digital É hora de aprender em casa, que já disponibilizou mais de 72 mil vagas gratuitas para 76 cursos e dezenas de trilhas de conhecimento, através de canal no Yutube do Senac São Paulo.

“Ampliamos também o acesso gratuito dos alunos e funcionários à Biblioteca Virtual do Senac São Paulo, um acervo digital com aproximadamente mil conteúdos, entre e-books, revistas, jornais, entre outros”, pontua Juliano.

*Notícia atualizada no dia 13 de maio de 2020.