Prêmio valoriza iniciativas de sustentabilidade financeira do terceiro setor

Novo Prêmio ABCR incentiva e reconhece quem são as pessoas e as iniciativas diferenciais na captação de recursos.

 

logo-ABCR-2019-premio-Reduzida
Inovação, transparência e sustentabilidade financeira estão entre os critérios de avaliação. (crédito da imagem: divulgação)

Novo Prêmio ABCR – 20 anos, organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), premia trabalho de pessoas e iniciativas que fazem a diferença na captação de recursos em todo o país. A iniciativa celebra os 20 anos da ABCR e as inscrições vão até 09 de outubro.

A ABCR trabalha na promoção da inovação e boas práticas de sustentabilidade financeira junto às organizações da sociedade civil, indo além de iniciativas de disseminação e capacitação, mas também realizando campanhas, advocacy e certificação.

Captadores e organizações poderão inscrever suas experiências de captação em duas categorias. As ações e iniciativas inscritas no prêmio deverão ter ocorrido entre os meses de julho de 2018 e julho de 2019 e terem sido executadas no Brasil.

A categoria Melhor Ação Única de Captação de Recursos vai premiar atividades como campanhas eventuais, comunicação, eventos e mala-diretas que fizeram a diferença para a organização pequeno e médio porte, com receita anual até R$ 3 milhões.

Já a categoria Melhor Iniciativa de Captação de Recursos busca valorizar soluções que, além da sustentabilidade financeira da organização, contribuem para a promoção da doação e as relações entre equipes, entre doadores e entre outras iniciativas do campo como. Entram nessa categoria iniciativas envolvendo diversos atores de forma colaborativa, programas de fortalecimento institucional e campanhas de comunicação diferenciadas.

Na categoria Melhor Iniciativa, podem se inscrever organizações da sociedade civil em geral, alianças, coletivos, movimentos sociais, redes, empresas e negócios sociais, além de pessoas físicas.

Inovação, transparência e sustentabilidade financeira estão entre os critérios de avaliação. Serão valorizados, também, aspectos como trabalho em equipe, relacionamento com doadores e desenvolvimento de redes de apoio com os diferentes setores.

A seleção e avaliação serão realizadas por especialistas da ABCR e da ponteAponte, empresa social parceira especializada em chamadas e potencialização de iniciativas visando a qualificação do investimento social privado.

As ações e iniciativas escolhidas pelo júri receberão uma premiação em dinheiro de R$ 1.000,00, além de uma bolsa para o Festival ABCR 2020, uma bolsa de estudo para o masterclass, oferecido pelo Festival ABCR 2020, bolsa para um curso ou capacitação oferecidos pela ABCR ao longo 2020 e uma consultoria de quatro horas da da ponteAponte para inscrições em novos editais e premiações.

Os interessados podem acessar o edital completo, com todos os detalhes sobre o processo de seleção, critérios de avaliação e dicas para a inscrição de iniciativas: https://bit.ly/2m5vCc6