Prêmio reconhece professores da educação básica

Em sua 22º edição, iniciativa reconhece professores da Educação Básica e eles podem concorrer a prêmio de 10 mil reais.

Banner com fundo de fotos antigas de educadores e crianças e texto em destaque: XXII Prêmio Arte na Escola Cidadã Participe! Inscrições abertas até 18 de abril artenaescola.org.br/premio
A inicitiva quer reconhecer a arte-educação na formação de crianças, jovens e adultos. (crédito da imagem: divulgação)

Educadores de todo o Brasil podem inscrever para participar do 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã, apresentando projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais e dança), realizados entre 2019 e 2020 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, com turmas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser realizadas até 18 de abril no site do prêmio.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã, realizado pelo Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, é um dos principais prêmios brasileiros para arte-educação. Seu objetivo é ampliar a voz dos professores de arte e generalistas que trabalham com a disciplina, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos e a comunidade escolar.

Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola – 2020/2021 que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion; patrocínio da CSN, Maxion Wheels, Banco Bradesco, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Usiminas e VELT Partners; copatrocínio da Jandaia, Polimix e BIC.

Está previsto para 23 de abril serem revelados os projetos selecionados para seguir concorrendo ao prêmio. A divulgação dos 20 projetos finalistas acontece em 20 de agosto e, a cerimônia de premiação em 25 de novembro. Como prêmio, o professor autor do projeto premiado de cada categoria recebe 10 mil reais e, a escola, equipamentos digitais, além de certificado e um troféu exclusivo.

Todos os inscritos – premiados ou não – recebem um material educativo impresso e um percurso formativo on-line, inspirados na obra Parede da Memória, da artista Rosana Paulino – a artista homenageada da edição 2021.

Os interessados em participar do prêmio podem acessar o site do Instituto Arte na Escola: http://artenaescola.org.br/premio2021/