Prêmio Jovens Pesquisadores está com inscrições abertas

Realizado anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade, o prêmio Jovem Pesquisadores, iniciativa que incentivar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade, está com inscrições abertas. Esta edição pretende estimular a publicação de conjuntos de dados e metadados que forneçam informação de espécies observadas ou coletadas, ou seja, podem ser dados ecológicos ou de coleções provenientes de eventos de amostragem.

Serão premiados, cada um com 5 mil Euros, dois projetos a nível mundial, sendo um de mestrado e outro de doutorado. No Brasil, a seleção será realizada pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Os candidatos deverão preparar conjuntos de dados mostrando mensurações de abundância para um conjunto de espécies de múltiplos locais e/ou datas. Os metadados do conjunto de dados devem estar completos e permitir aos usuários compreender o conteúdo e as limitações do conjunto de dados.

Para concorrer ao prêmio, o conjunto de dados provenientes de pesquisas ecológicas deve estar publicado no GBIF. No caso do Brasil, os candidatos podem publicar via o IPT (Integrated Publishing Toolkit, na sigla em inglês) do SiBBr e contar com o suporte da equipe do sistema para esclarecer dúvidas de padronização e publicação dos dados. Os conjuntos de dados serão considerados elegíveis mesmo que o processo usual de endosso do GBIF não tenha sido concluído.

O júri, formado por representantes da rede GBIF, do Comitê Científico do GBIF e por especialistas em dados ecológicos, avaliará os conjuntos de dados apresentados com base na integridade e qualidade dos dados e metadados descritivos associados.

Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados em inglês para o SiBBR/MCTIC até o dia 20 de junho de 2017, pelo e-mail: sibbr@sibbr.gov.br.

Mais informações: http://www.gbif.org/newsroom/news/2017-young-researchers-awards-call-for-nominations