Prêmio reconhece projetos de economia criativa

A premiação reverte as inscrições em doações para cooperativa de mulheres artesãs.

Premio-Brasil-Criativo-Reduzido
Na edição deste ano, o prêmio contemplará 12 categorias. (crédito da imagem: divulgação)

O Prêmio Brasil Criativo procura projetos de pessoas físicas e jurídicas de todo o país com soluções inovadoras nas indústrias relacionadas à economia criativa. As inscrições vão até 25 de agosto.

Em sua terceira edição, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer e valorizar os empreendimentos e negócios da economia criativa. Apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela 3M, a premiação conta com o patrocínio do Mercado Livre, empresas reconhecidas pela cultura de inovação e pelo incentivo à criatividade e ao empreendedorismo.

A ideia é impulsionar histórias frutos de economia criativa. A cooperativa de mulheres artesãs Central Veredas, vencedora da segunda edição do prêmio (2016) na categoria artesanato, é uma associação que vem transformando a vida de mulheres da região do noroeste de Minas Gerais, com autonomia financeira, oferecendo acesso ao mercado e qualificação, por meio da venda de produtos artesanais.

Apoiadores da iniciativa, o Prêmio Brasil Criativo em parceria com a plataforma de vaquinha on-line Voaa, iniciativa do site Razões Para Acreditar, deram início a primeira campanha de matchfunding (modelo de financiamento coletivo, no qual uma empresa ou instituição participa do projeto para contribuir com a arrecadação).

Desta forma, a cada inscrição realizada o Prêmio Brasil Criativo irá doar 10 reais para a campanha da Central Veredas.

Neste ano, o prêmio contemplará 12 categorias divididas nos seguintes temas: Publicidade (Freelancer de Respeito), Arquitetura (Cidades para Pessoas), Design (Wearables), Moda (Sustentabilidade), Expressões Culturais (Artesanato Digital), Patrimônio e Artes (Quero Museu Vivo), Música (DJ do Ano), Artes Cênicas (Festivais que Transformam), Editorial (Creators que Inspiram), Audiovisuais (Jogos Independentes), P&D (Patente dos Sonhos) e TIC (Apps que Educam).

Para contribuir basta ao fazer a inscrição no site do Prêmio Brasil Criativo e optar por ajudar a campanha. Também é possível colaborar doando diretamente no link da vaquinha do Vooa: https://voaa.me/central-veredas