Premiação valoriza processos de ensino e aprendizagem

Com prazo até 4 de setembro, a iniciativa é aberta a professores da rede pública de ensino.

Em sua décima edição, o Prêmio Professores do Brasil busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas da educação básica que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação junto com instituições parceiras. As inscrições vão até 04 de setembro.

Os profissionais precisam se inscrever enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

Nesta edição são seis categorias: creche e pré-escola, da educação infantil; ciclo de alfabetização de 1º, 2º e 3º ano (anos iniciais do ensino fundamental); 4 e 5º anos iniciais do ensino fundamental; 6 ao 9º ano finais do ensino fundamental; e ensino médio.

A iniciativa pretende reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que no exercício da atividade docente, contribua, de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil; valorize o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; estimule a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação; ofereça uma reflexão sobre a prática pedagógica e oriente a sistematização de experiências educacionais, e dê visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

As principais dúvidas estão esclarecidas aqui: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/duvidas

Telefone: 0800 616161 – ligação gratuita ao usuário. Atendimento em dias úteis entre 8 e 20 horas

Site da premiação: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/