Premiação na 7ª edição

Organizado pela Samsung, premiação recebe inscrições de projetos de alunos e professores da rede pública.

Ilustração com logo do Prêmio Respostas para o Amanhã -Solve For Tomorrow.
O Prêmio tem ainda um aspecto formativo: neste ano haverá mentorias para os projetos semifinalistas e finalistas. (crédito da imagem: divulgação)

Mais de 160 mil estudantes da rede pública com soluções criativas de investigação científica e tecnológica foram beneficiados no Prêmio Respostas para o Amanhã. A chamada está aberta para inscrições de professores de escolas públicas brasileiras de Ensino Médio interessados em participar da sétima edição da iniciativa. As inscrições vão até 11 de maio.

O programa pretende estimular soluções criativas relevantes para uma sociedade mais sustentável e fomentar o aprendizado nas áreas das Ciências da Natureza e da Matemática a partir da abordagem STEM (em inglês, Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Iniciativa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca Together for Tomorrow! Enabling People, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação.

Alinhado às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Prêmio desafia professores e estudantes a mostrarem como aplicar a abordagem STEM na criação de soluções inovadoras para problemas reais, sejam locais ou globais.

Criado em 2014, a iniciativa possui coordenação do CENPEC Educação. Desde a primeira edição, já recebeu mais de 6,6 mil inscrições e teve mais de quatro mil escolas participantes, envolvendo 14 mil professores e 161 mil estudantes.

Além disso, conta com uma rede de parceiros como a representação no Brasil da
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O edital completo pode ser acessado por meio do site www.respostasparaoamanha.com.br