Política: modo de fazer

Série traz ações transformadoras nas periferias do Brasil.

nota-video-politica-1-Reduzida
A série possui quatro episódios e está disponível na plataforma Videocamp. (crédito da imagem: Reprodução Política: modo de fazer)

O que os jovens das periferias estão fazendo nas grandes cidades em inovações para a prática política? Esse tema está sendo apresentado na série Política: Modo de Fazer, que estreia no Videocamp – uma plataforma on-line que viabiliza exibições públicas gratuitas de filmes em todo o país.

A série é dividida em quatro episódios e aborda temáticas como práticas públicas e atitudes empreendedoras. Trata-se de uma coprodução da Maria Farinha Filmes e Globo News, foi inspirada na pesquisa Emergência Política, do Instituto Update, organização brasileira que estuda e fomenta práticas políticas! emergentes na América Latina.

nota-video---politica-2-Reduzida
Iniciativas retratadas no seriado estimulam cidadãos se tornarem agentes de mudanças. (crédito de imagem: Reprodução Política: modo de fazer)

O primeiro episódio mostra um grupo que realiza terapia comunitária, em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília (DF), e retrata o trabalho do Data_labe, um laboratório que produz narrativas baseadas em dados, contextualizados por adolescentes de comunidades, mulheres, negros e negras. O segundo capítulo apresenta iniciativas empreendedoras que nasceram nas periferias do Brasil, como a do Projeto Fa.vela! , em Belo Horizonte (MG), que funciona como um acelerador de negócios de base favelada para a formação de empreendedores.

O terceiro episódio mostra o fazer político com foco na força feminina: são exibidas iniciativas como a Assessoria Popular Maria Felipa, formada por jovens advogadas, que prestam assessoria jurídica e humanitária a mulheres/mães presas sem recursos. Também apresenta a Rede Umunna, um coletivo que se organizou em torno de novas práticas políticas, para incentivar o engajamento de meninas negras das comunidades em ambientes políticos.

Já o quarto capítulo retrata a história de um adolescente, filho de pajé, que dá continuidade ao ofício paterno e mostra também a história de um grupo de meninas que organizaram um coletivo de jornalismo independente.

Acesse aqui: https://www.videocamp.com/pt/playlists/politica-modo-de-fazer

COMPARTILHAR