Podcast diário oferece histórias e brincadeiras para crianças

O programa traz conteúdo gratuito e editável para atividades a crianças de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, via rádio e internet.

Foto de menina segurando livro e sentada em livro grande em uma pátio de escola.
O UNICEF defende que todas as propostas para auxiliar as aprendizagens em casa sejam baseadas na equidade para garantir oportunidades a crianças e adolescentes vulneráveis. (crédito da imagem: UNICEF/BRZ/Raoni Libório)

UNICEF lança Deixa que Eu Conto, podcast diário para crianças e suas famílias, em tempos de coronavírus. O projeto tem como objetivo fazer com que todas as crianças, em especial as mais vulneráveis, tenham acesso a atividades que permitam a continuidade das aprendizagens em casa, além de complementar o que escolas e professores já estão fazendo. Todos os conteúdos são gratuitos e estão disponíveis no Spotify, no YouTube e no site do UNICEF. Eles também serão disseminados para rádios de todo o país e compartilhados via WhatsApp, contribuindo para garantir às crianças o direito de aprender.

Deixa que Eu Conto é voltado para crianças que estão em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). Os episódios são apresentados pelas contadoras de história Carol Levy e Kiara Terra e trazem histórias, brincadeiras e atividades. Todos os episódios foram pensados com foco no desenvolvimento infantil, trazendo conteúdos diversos que podem ajudar crianças e famílias neste momento de isolamento social.

Cada programa tem, em média, 30 minutos, e há diferentes opções para acessá-los. Quem tem Spotify pode seguir o canal gratuito do UNICEF na plataforma. Outra opção é acompanhar os episódios diariamente no YouTube. Como não é preciso fazer download ou ter um app instalado, o canal do YouTube pode ser acessado facilmente mesmo por quem tem um pacote simples de internet.

Para as rádios, o UNICEF disponibiliza todos os conteúdos para download gratuito em seu site. Cada programa está dividido em quadros (contação de histórias, músicas e brincadeiras, entre outros), podendo ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação.

O UNICEF está, ainda, disponibilizando os podcasts em áudio, via WhatsApp, para que sejam compartilhados em grupos de gestores municipais, educadores, grupos de mães, etc. O conteúdo está, também, disponível na plataforma aprendendosempre.org, parceria de diversas organizações, entre elas o UNICEF, para contribuir com o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, sem exceção.

Site UNICEF: https://www.unicef.org/brazil/deixa-que-eu-conto
Spotify: https://spoti.fi/3fcQx4m
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=kW0LPWnVl8A