Plataforma soma e identifica doações

ABCR cria Monitor de Doações para incentivar mais empresas e indivíduos a doarem.

Ilustração com banner escrito: Monitor das Doações COVID 19 - 3.690.766.214 reais doados como resposta à COVID 19.
O diretor da ABCR ainda afirma que a plataforma permite conhecer o real impacto da pandemia. (crédito da imagem: divulgação)

Agora são três bilhões e quase 700 milhões de reais doados em combate à pandemia do coronavírus feita por 154.630 doadores. Esses dados são atualizados diariamente pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e apresentados na plataforma Monitor das Doações COVID-19. Conheça aqui: https://www.monitordasdoacoes.org.br/

Há quase um mês do seu lançamento o canal começou mostrando a doação de 450 milhões. “Quando começou a pandemia, nós entendemos que tinha muitos anúncios de doações e fizemos uma tabela simples. A partir daí vimos que esse número era grande e aumentava. Queríamos disponibilizar essas informações para toda a sociedade e inspirar mais pessoas a doarem”, afirma João Paulo Vergueiro, diretor da ABCR.

A plataforma também disponibiliza uma tabela mostrando a origem dos doadores. O sistema financeiro, mineração e alimentação são os que mais doaram. Já as campanhas de doações totalizam 6% desse montante.

João Paulo esclarece que as doações contabilizadas são os que informam o valor, assim possibilita somar, estimar e comparar os dados. “A plataforma tem contribuído positivamente. Em grandes veículos falavam do tamanho de doações e usavam números do Monitor. Tivemos um grande retorno da imprensa. Também mapeamos as campanhas. Já são cerca de 200.”

No próximo dia 05 de maio, conhecido como Dia de Doar, A ABCR pretende usar o Monitor como um mapeamento para conhecer o impacto da pandemia e estimular a doação. “Nossa expectativa é que aumente a cultura de doação no país e há um grande número de pessoas que nunca tinham doado na vida a organizações. Naturalmente não é de um dia para outro, mas faz com que deem atenção ao tema”.

O diretor da ABCR aponta ainda que o Monitor contribui de forma positiva para as pessoas falarem mais sobre o assunto. “Quando damos destaque para isso a gente incentiva ainda mais a cultura da doação”.

Conheça aqui os números atualizados no site do Monitor das Doações: https://www.monitordasdoacoes.org.br/