Plataforma reúne dados sobre a primeira infância nos 5.570 municípios brasileiros

Estruturada em três eixos, a plataforma traz indicadores, planos pela Primeira Infância e biblioteca.

Banner com mãos de crianças pintadas com rostos e texto superior: Observa - Observatório do Marco Legal da Primeira Infância. Canto inferior esquerdo texto: Planos pela Primeira Infância.
Um dos dados levantados pela Observa: 47,6% das crianças de zero a cinco anos no Brasil vivem em situação domiciliar de pobreza. (crédito da imagem: divulgação)

Como o Brasil está cuidando das suas crianças? Quais foram os avanços, nos últimos quatro anos, nas áreas da saúde, educação e assistência social para a primeira infância? Em um contexto de eleições municipais, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a ANDI – Comunicação e Direitos lançaram a plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância — uma ferramenta inovadora para o monitoramento das políticas públicas para as crianças de zero a seis anos no Brasil.

A plataforma está estruturada em três eixos: 1) Indicadores; 2) Planos pela Primeira Infância; e 3) Biblioteca. Esses eixos foram pensados para auxiliar gestores públicos e outros atores envolvidos no ciclo de formulação e implementação de políticas públicas para primeira infância, incluindo sociedade civil.

O OBSERVA é resultado dos esforços da RNPI em aliança com a Fundação Bernard van Leer e com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade — cujo objetivo é promover a capacitação de gestores públicos, jornalistas e atores da sociedade civil, visando a promoção dos direitos das crianças nessa faixa etária.

A plataforma disponibiliza um conjunto de 44 indicadores sobre a primeira infância no Brasil, sendo que cada indicador permitirá visualizar séries históricas (de 2016 ao ano mais recente), comparações entre entes federativos (em nível nacional, regional, estadual e municipal) e desagregações por aspectos socioeconômicos.

Cada indicador possui uma ficha de metadados que apresenta o seu conceito, seus aspectos metodológicos e reflete sobre a sua importância no âmbito da garantia de direitos para a primeira infância e a sua relação com o Marco Legal.

Os indicadores do Observa também possuem interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ficha de metadados detalha essa interface ao apresentar o ODS e as metas correspondentes a cada indicador.

O Observa disponibiliza ainda aos gestores públicos e demais atores sociais um relatório personalizado para todos os 5.570 municípios brasileiros. Além disso, todos os dados da plataforma estão disponíveis para download, incluindo gráficos e tabelas em Excel.

Acesse aqui a plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância https://www.observaprimeirainfancia.org.br/