Plataforma pretende fazer a gestão de domínio de ONGS de todo mundo

Foram consultados 16 mil ONGs em mais de 40 países para entenderem suas dificuldades no espaço digital.

14856Há mais de um ano foi lançado os domínios .ong e .ngo e o portal OnGood. A ideia era possibilitar uma identidade on-line e exclusiva e validade a ONGs, além de oferecer a doadores um espaço para encontrar e se conectar com organizações de seu interesse na internet. As ONGs também podem se tornar parte do OnGood, um portal com finalidade de ajudar a se conectar com outras organizações sociais e apoiadores para mostrar seu trabalho e aumentar visibilidade a suas causas.

Para esclarecer esse movimento, Brian Cute, CEO Public Interest Registry, respondeu questões centrais sobre o que é, quantas organizações participaram, segmento mais atuante, aspectos positivos e desafios.

14855Portal Setor3- O que é esse movimento?

Brian Cute- A Public Interest Registry (PIR) é uma ONG com sede em Reston, Virginia (Estados Unidos), que foi criada pela Internet Society (ISOC). A Public Interest Registry obteve o direito de gestão do domínio .org e serve o interesse público na internet há mais de uma década. Quando a ICANN aprovou a expansão do sistema de nomes de domínios na Internet em junho de 2011, deu-nos a oportunidade de introduzir novos domínios e serviços de internet para endereçar algumas das necessidades on-line da comunidade de ONGs em todo o mundo.

A Public Interest Registry viajou ao redor do mundo para se encontrar com ONGs e realizou dezenas de sessões informativas para aprender sobre seus desafios on-line. Conversou com mais de 16.000 ONGs em mais de 40 países para melhor compreender suas dificuldades e entendeu que as organizações têm necessidades específicas no espaço digital que não estão sendo atendidas: para gerar credibilidade, para ser encontradas e para aumentar o número de apoiadores.

No início de 2015, lançamos os domínios .ong e .ngo e o portal OnGood, proporcionando uma identidade online exclusiva e validada para ONGs, além de oferecer para doadores um lugar para encontrar e se conectar com organizações de seu interesse na internet. Os nomes de domínio .ong e .ngo estão disponíveis apenas para ONGs legítimas, o que significa que, com um .ong ou .ngo, uma organização instantaneamente distingue-se como uma organização ativa trabalhando por uma causa ligada ao desenvolvimento humano e social.

As ONGs validadas também podem tornar-se parte do OnGood, um portal cuja finalidade é ajudá-las a se conectar com outras organizações sociais e apoiadores, mostrar seu trabalho, e criar visibilidade para suas causas. Através de um diretório com filtros de busca, perfis e outras ferramentas, o OnGood tem por objetivo ajudar os seus participantes e os seus apoiadores a fazer brilhar uma luz sobre o bem em nosso mundo. Acreditamos que o portal OnGood, junto com os domínios .ong e .ngo, servirá para unir a fragmentada comunidade global de ONGs, proporcionando maior visibilidade para ONGs em regiões carentes, e conectando indivíduos e organizações que estão empenhadas em atender o interesse público.

Portal Setor3- Quantas organizações já fazem parte desta plataforma?

Brian Cute- Em maio de 2016, foram feitos 4.488 domínios .ong registrados em todo o mundo.

Portal Setor3 – Em geral, quais segmentos das organizações estão se engajando mais neste movimento (saúde, educação, etc.)? Por quê?

Brian Cute- ONGs de todos os tipos em todo o mundo têm registrado domínios .ong e .ngo e estão participando do OnGood – de organizações em defesa das mulheres, em prol da educação infantil, justiça social, desenvolvimento sustentável, ajuda humanitária, direitos civis, saúde e nutrição, entre muitas outras causas.

Portal Setor3- Qual é a importância de ter mais organizações participantes? Quais são os aspectos positivos?

Brian Cute- A comunidade OnGood ajuda os seus membros de várias formas: as ONGs estão listadas no diretório com filtros de busca do OnGood para aumentar a sua visibilidade on-line; elas ganham uma página de perfil única para mostrar suas campanhas, atividades, histórias e esforços de angariação de fundos; a comunidade OnGood oferece às ONGs e seus apoiadores um lugar para se conectar e colaborar e tem possibilidade de incluir um widget ou botão de doação on-line na página de perfil da sua ONG. O portal existe em cinco idiomas.

Portal Setor3 – E os desafios?

Brian Cute- Este movimento aborda a necessidade de ajudar ONGs em todo o mundo a estabelecer ou reforçar a sua presença on-line, para que possam ser encontradas e aumentar o apoio que recebem. O desafio é alcançar estas organizações para educá-las sobre os benefícios de usar o dominio .ONG e o portal OnGood. Nem todas as ONGs têm muita experiência na gestão de sua presença on-line. Nós queremos ajudá-las através do OnGood para dar-lhes uma presença na web para que possam mostrar a sua causa, e nós também fornecemos recursos para ajudá-las a ser mais eficazes. Um exemplo é a série de webinars oferecidos que provêem treinamento para ONGs ao abordar diferentes aspectos da Internet hoje, como mídias sociais e e-mail marketing.

Portal Setor3- Quais são os próximos passos?

Brian Cute- Estamos trabalhando continuamente para expandir a comunidade do portal OnGood, para ajudar mais ONGs a aumentar a visibilidade dos seus esforços, levantar fundos e ganhar credibilidade. Além disso, estamos atualmente trabalhando em uma série de melhorias no portal OnGood, que será atualizado nos próximos meses. Nós também estamos considerando trabalhar com parceiros que possam fornecer novos serviços e impulsionar o engajamento de apoiadores e doadores.


Serviço:

Acesse: https://ongood.ngo/portal/


Imagens: Divulgação
Data original da publicação: 04/07/2016