Plataforma pretende compartilhar projetos ao redor do mundo

Plataforma pretende compartilhar projetos ao redor do mundo

Quantos histórias inspiradoras você já leu por aí? Quando divulgadas, elas podem despertar interesses e mostrar possibilidades para pessoas de contextos completamente diferentes, gerando novas ideias em novos lugares. Acreditando no potencial do compartilhamento dessas informações, o Goehte Institut, que possui sedes ao redor do mundo, e a alemã Fundação FUTURZWEI lançaram o Futureperfect, plataforma que reúne projetos de sucesso espalhados no planeta.

Segundo Soraia Vilela, editora do site do Instituto Goethe no Brasil e responsável pela página brasileira da iniciativa, conta que a intenção é difundir discursos pertinentes ao tema da sustentabilidade. “Esses projetos contribuem, de alguma forma, para mais qualidade de vida no espaço público”, afirma.

Apesar de ter sido iniciada em 2013, a proposta teve a publicação das primeiras histórias no segundo semestre de 2014. Desde então, já chegou em diversos continentes, inclusive no Brasil. “Já foram relatados projetos de uma cooperativa literária na periferia de São Paulo e da recuperação da Praça da Nascente na mesma cidade. Vamos falar ainda de um projeto na Amazônia, de outro em Salvador e de uma iniciativa em Porto Alegre”, afirma Soraia. Como no site do Futureperfect as publicações estão em inglês e alemão, é possível ver algumas das narrativas publicadas em português aqui: www.goethe.de/brasil/futureperfect

Todo o conteúdo (inclusive imagens) do portal possui licença Creative Commons, ou seja, é liberado para reprodução e disseminação. Soraia explica o motivo: “a expectativa é que isso seja compartilhado da maneira mais intensa possível. Queremos mostrar que há possibilidades de contribuir para o bem-estar coletivo a partir de ideias absolutamente individuais”. Para ela, esse movimento também pode inspirar a criação de novas políticas públicas.

Site Futureperfect: www.futureperfectproject.org


Texto: Da redação
Data original de publicação: 26/08/2015