Plataforma on-line pretende contribuir na formação em captação de recursos

imageCom o objetivo de promover o financiamento de causas sociais e ajudar as ONGs brasileiras a se tornarem financeiramente sustentáveis, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) – e parceiros – lançaram uma plataforma on-line para o terceiro setor em formato inédito no Brasil: a Captamos. O espaço oferece cursos para especialização de captadores de recursos, além de notícias, artigos, infográficos, histórias, cases e fóruns de discussão, e visa a troca de conhecimento e aprendizado sobre captação de recursos, principal modelo de negócios das organizações em todo o mundo.

A Captamos é resultado de um trabalho iniciado em abril de 2015, quando o Instituto Arapyaú convidou lideranças do terceiro setor para discutir quais iniciativas eram necessárias para fortalecer a cultura de doação e a captação de recursos no país. Uma das conclusões foi uma plataforma on-line de capacitação,  que depois se tornou a Captamos, incubada na ABCR e que conta com um conselho deliberativo na sua liderança.

De acordo com a pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), as doações individuais dos brasileiros a ONGs totalizaram R$ 13 bilhões e 700 milhões em 2015. É um número bom, porém pequeno se comparado a outros países, como os Estados Unidos, onde os americanos doaram R$ 1 trilhão a ONGs ano passado.

Todo o conteúdo da plataforma – incluindo os cursos – é gratuito e desenvolvido por uma equipe fixa de cinco profissionais, além de professores e articulistas voluntários. O usuário também pode contribuir com o envio de informações e interações em tempo real nos fóruns de discussão da plataforma.


Data original da publicação: 30/09/2016
Texto original: Da redação, com informações da comunicação Captamos