Plataforma oferece filmes de justiça social e luta por direitos

Conhecida como “Netflix” das lutas sociais, Bombozila disponibiliza cerca de 500 documentários independentes.

Foto com 12 imagens de filmes.
Segundo os idealizadores, o objetivo do canal é ampliar o alcance de filmes de baixo orçamento, produções comunitárias e de realizações relevantes. (crédito da imagem: divulgação)

Documentários em português, inglês e espanhol sobre lutas sociais, defesa de direitos das mulheres em comunidades rurais, política de drogas e até violações de populações periféricas, luta pela terra, diáspora africana, indígenas, feminismo, LGBTQ+, movimento estudantil, entre outros. Esses temas e outras produções estão na plataforma Bombozila: https://bombozila.com/

Criada em 2016, no Rio de Janeiro, pela radialista e pesquisadora chilena Sabina Alvarez e o documentarista independente brasileiro Victor Ribeiro, o site reúne documentários produzidos nos últimos 20 anos feitos no Brasil e América Latina, além de países como: Palestina, África do Sul, Portugal, España e Estados Unidos.

Entre as produções de destaque estão documentários: Boricua, O Grito de Sunset Park, que trata da luta dos porto riquenhos que vivem em Nova York e usam as câmeras para documentar a violência policial da NYPD; Abaixando A Máquina 2, que trata do trabalho de fotógrafos de conflitos no Rio de Janeiro, além de diversos títulos brasileiros e internacionais organizados em cerca de 15 categorias.

Disponibilizado em três idiomas (português, espanhol e inglês), o portal reúne também curadorias temáticas como 5 Anos de Ayotzinapa, 25 Anos de Zapatismo, Mulheres Indígenas, e quatro canais com conteúdos temáticos: extrativismo, guerra às drogas, resistência popular e cultura.

O usuário pode fazer seu cadastro como em qualquer plataforma de streaming, organizar suas playlists e assistir depois. A plataforma ainda disponibiliza as #MaratonasBombozila, em que diversos documentários são organizados em sequência para que a audiência possa se aprofundar em temas relevantes do momento.

Foto de porta de hospital público com cartaz escrito: Por Uma Saúde Universal e de Qualidade #SUS
Documentário recebe financiamento para conclusão da produção. (crédito da imagem: divulgação)

Na fila do SUS é o título do documentário em campanha de financiamento para ser produzido pela empresa previsto para lançamento ainda este mês, em formato de websérie com cinco episódios (entre 15 e 20 minutos cada). A ideia é que o longa seja lançado no segundo semestre. Clique aqui para conhecer e contribuir com a produção dessa produção: https://apoie.bombozila.com/projeto/nafiladosus/

A Bombozila também realiza suas próprias produções documentais, séries de projeções em espaços públicos, oficinas de formação audiovisual para democratizar o acesso à comunicação e fomentar a produção audiovisual popular, em diversas comunidades da América Latina.

Assista o trailer do documentário Na fila do SUS no Youtube: https://m.youtube.com/watch?v=YpcLNBrJx3w

Campanha de financiamento do documentário Na fila do SUS: https://apoie.bombozila.com/projeto/nafiladosus/

Site da plataforma gratuita Bombozila: https://bombozila.com/