Plataforma MapBiomas monitora uso do solo no Brasil ano a ano

mapbiomas-internaNo final do ano passado, a versão teste de uma nova ferramenta para pesquisa e monitoramento ambiental foi lançada. Trata-se da MapBiomas, plataforma on-line cuja função é elaborar mapas anuais dos biomas do Brasil. É possível assistir ao vídeo explicativo no link: https://goo.gl/7YiSIo

Além de fazer isso para os anos futuros, ela montará também uma série histórica de 1985 até os dias de hoje, processo que ainda está em construção. O serviço disponibilizará relatórios que permitirão análises comparativas, ano a ano, das transformações no regime de chuvas, na emissão de gases e na paisagem, causadas especialmente por conta de atividades como agropecuária, exploração de recursos naturais e também da expansão urbana.

A reunião desses dados e o acompanhamento contínuo poderão servir como embasamento para novas políticas públicas.

Essa tecnologia foi possível graças à parceria com o Google Earth Engine. Entre os cocriadores, estão: Agrosatélite; Associação Plantas do Nordeste (APNE); Fundação SOS Mata Atlântica; Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon); Instituto SOS Pantanal; Instituto Tecnológico Vale (ITV); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal de Goiás (LAPIG/UFG); e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O financiamento foi realizado pela Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega (NICFI), do Instituto Arapyaú e do Moore Foundation.


Serviço:
Acesse a plataforma MapBiomas em: http://mapbiomas.org/


Texto: Da Redação
Imagem: Divulgação
Data original de publicação 04/02/2016