Plataforma e aplicativo sobre ODS

Fundação Oswaldo Cruz lança plataforma Ágora – uma das iniciativas da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, da ONU.

Plataforma e aplicativo sobre ODS
Crédito da imagem: divulgação

Fundação Oswaldo Cruz disponibiliza uma plataforma chamada Ágora com objetivo de estimular o desenvolvimento da inteligência cooperativa para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um espaço virtual que oferece acesso para uma rede para promover uma interação entre diferentes atores sobre temas relacionados com saúde e a inovação para essas metas.

O site oferece ainda notícias, eventos e curadoria de iniciativas para um mundo sustentável. Também foi lançado junto o aplicativo mobile Ágora 2030, em que o principal escopo é operacionalizar os desafios de curadoria de soluções para os ODS. Dessa forma, serão realizados eventos virtuais temáticos.

A proposta do aplicativo funciona como um jogo sério, usando a metodologia de gamificação, em que promove a curadoria social e a qualificação das soluções, além de informar os participantes sobre os temas relacionados com a Agenda 2030, especificamente o ODS3: saúde e bem-estar.

Possui como pano de fundo o cenário do Castelo da Fiocruz. O jogo ocorre em um povoado chamado Ágora. No decorrer das fases, é reconstruído colocando-se em prática as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

No Desafio Ágora 2030, o participante se transforma em curador de inovações para um mundo sustentável, reconstrói o povoado Ágora e ajuda a melhorar o planeta. O aplicativo irá promover não apenas a divulgação de tais soluções – estimulando sua reprodução/adaptação para outras realidades – como também a curadoria das soluções, qualificando o banco de dados e aumentando a capacidade de gestão do conhecimento.

Vídeo explicativo do aplicativo: https://www.youtube.com/watch?v=NBj0lQBgi-Q

Segue aqui a plataforma: https://agora.fiocruz.br/