Plataforma contribui para levantar temas ao 8º Fórum Mundial da Água

Ferramenta “Sua Voz” permite o envio de assuntos para influenciar debates do maior evento do planeta sobre água. Os interessados do mundo todo podem participar.

Crédito da imagem: Thinksotck

Espaço de consulta aberta on-line Sua Voz convida pessoas do mundo todo a influenciarem desde já as discussões que acontecerão no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018. Essa tecnologia está disponível em português e inglês no site do evento.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

Os debates acontecem em salas temáticas virtuais que contam com a presença de mediadores. Mesmo aqueles que não são especialistas podem contribuir com ideias, experiências e soluções a respeito do tema até março de 2018.

As duas primeiras rodadas de debates atraíram mais de 20 mil pessoas e geraram mais de 500 sugestões de temas para as discussões do 8º Fórum.

Para esta terceira edição, o foco estará nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelas nações até 2030.

As salas envolvem os temas clima, pessoas, desenvolvimento, urbano, ecossistemas e financiamento. Dentro delas, os participantes poderão debater os desafios e as oportunidades de implementação de ações para alcançar os ODS e as metas de acordo com a realidade de cada cidade, estado ou país.

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coréia do Sul, 2015).

Acesse o site aqui: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/sua-voz