Plataforma conecta brasileiros com causas e organizações

Em linguagem acessível, o site pretende contribuir com a cultura da doação no Brasil.

plataforma-IDIS-Reduzida
Por meio de um questionário divertido e rápido, as pessoas descobrem a causa que mais se identifica. (crédito da imagem: divulgação)

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social promove plataforma Descubra Sua Causa, para fomentar a cultura de doação no Brasil de um jeito leve e descomplicado, no site: www.descubrasuacausa.net.br

Com um teste simples, divertido e fácil, a plataforma ajuda o brasileiro a entender com as causas com que mais se identifica e a conhecer as organizações que pode apoiar. Desde saúde, educação e combate à fome, até justiça social e desenvolvimento sustentável. Basta responder a perguntas ligadas aos temas do dia a dia, tais como: qual manchete de jornal te deixa mais feliz ou para qual lugar você viajaria agora.

Além de ter acesso ao Mapa das Organizações da Sociedade Civil, organizado pelo Ipea, serão apresentadas centenas de ONGs que já atuam nessas causas e estão prontas para receber doações. Desde o começo do ano o IDIS vem trabalhando na mobilização #SeLigaOng para que as organizações atualizassem seus cadastros nesse banco de dados.

O Brasil está na pior posição do World Giving Index (WGI), um ranking que mede a solidariedade em cerca de 150 países em todo o mundo. A melhor posição foi a de 68ª, em 2015, e agora o país ocupa o 122º lugar.

O objetivo do IDIS é levar as pessoas a refletirem o que elas desejam transformar no mundo e indicar caminhos para fazer isso apoiando quem já está trabalhando nessas causas.

A organização ainda desenvolve um estudo chamado A Pesquisa Doação Brasil, com abrangência nacional sobre doação no país. Divulgada em 2016, os últimos dados mostram que os temas que mais sensibilizam o doador são: saúde, crianças e combate à fome e à pobreza. Entre as razões que levam uma pessoa a doar está a solidariedade com os mais necessitados, apontando uma ligação entre o ato de doar e a gratificação emocional. A religião também tem forte influência no hábito de doar. A integra da pesquisa está disponível no site do IDIS, no endereço www.idis.org.br/pesquisadoacaobrasil

Conheça melhor a plataforma aqui: www.descubrasuacausa.net.br

COMPARTILHAR