Para CEO da Kickante, plataforma de financiamento colaborativo é uma oportunidade para quem deseja empreender

A ideia de criar a Kickante, plataforma de financiamento coletivo, surgiu para Candice Pascoal, 35 anos, a partir da observação das dificuldades enfrentadas pelas ONGs para arrecadar recursos, de modo profissional. Candice possui expertise no segmento de arrecadação de fundos e esteve à frente de projetos de captação de recursos na Europa, Ásia e Américas do Norte e Sul. Ela também trabalhou na parte de planejamento e produção de mala direta para arrecadação de recursos, usando a prática de one to one, com mais de 200 organizações, como: Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha e Anistia Internacional.

Lançada em outubro de 2013, a plataforma está presente nos Estados Unidos, na Holanda e no Brasil e já lançou mais de 1.400 campanhas. A empresa veio com a finalidade de democratizar o acesso de ONGs, atletas, escritores, empreendedores, artistas, ativistas ou pessoas que tenham em uma causa social ao financiamento coletivo.

Segundo o Banco Central do Brasil, a inflação está acumulada em 6,75%, o que representa um índice negativo para economia, porém, Candice tem perspectivas positivas sobre o futuro do crowdfunding no Brasil. “Do ponto de vista financeiro, o Brasil está com cada vez menos recurso de maneira geral, com falta de investimento e com menos empréstimos. Isso está ocorrendo no mundo inteiro, portanto, o financiamento coletivo traz uma oportunidade para quem deseja empreender. Do ponto de vista social, estamos falando de uma sociedade que está cada vez mais engajada no coletivo e o crowdfunding vem como uma resposta às dificuldades de se conseguir investimentos, patrocínios e empréstimos. Por isso, tem crescido tanto”, destaca.

Criar uma conta na plataforma é grátis, o único encargo cobrado é uma taxa administrativa de 17,5%, caso as campanhas flexíveis não alcancem a meta e para os casos em que a campanha atinja o objetivo, o valor da taxa será reduzido para 12% do valor arrecadado. Para quem opta por promover mais de uma campanha são conferidos descontos.

Como funciona

Qualquer pessoa com um projeto, mas sem recursos financeiros para tirá-lo do papel, pode buscar esse tipo de iniciativa. A equipe da Kickante, por exemplo, orienta os empreendedores sobre as melhores maneiras de otimizar sua campanha, além de ter à disposição explicações para possíveis dúvidas.

Todos os projetos passam por uma revisão, antes ou depois de lançados, com a finalidade de contribuir para melhorias nas campanhas. Na Kickante o usuário pode escolher dois tipos de campanhas: tudo ou nada, na qual o proponente só recebe o valor se atingir ou ultrapassar a meta estabelecida e as flexíveis, em que é possível receber todo o valor arrecadado no término do prazo, mesmo sem ter atingido a meta, e a flexível, caso não alcance a meta estabelecida, o proponente do projeto recebe o valor arrecadado até o prazo final. As pessoas que se identificarem com o projeto podem fazer contribuições com cartão de crédito, débito ou parcelando o valor da doação em até seis vezes.

Dicas

As plataformas de crowdfunding são rápidas e práticas, ou seja, algumas solicitam um cadastro simples e preenchimento de formulário, geralmente as equipes desses sites fazem todo o trabalho de marketing, divulgação e também estratégias de ação. Qualquer usuário pode contribuir com o valor que desejar e ainda receber recompensas simbólicas.

Para os jovens que pretendem ter uma empresa de crowndfunding, a empresária deu algumas dicas para auxiliá-lo em sua trajetória: “Primeiro, é preciso se planejar e estar certo de que poderá se sustentar até o momento em que a empresa comece a dar lucro. Segundo, é preciso persistir, porque haverá situações muito difíceis no começo, mas se você confia no potencial da sua ideia e estar motivado com certeza não vai desistir”, finaliza.

Serviço:

Facebook: https://www.facebook.com/kickante
Twitter: https://twitter.com/Kickante
Site oficial: http://www.kickante.com.br/
Em caso de dúvidas, e-mails podem ser encaminhados para: falecom@kickante.com.br