Organizações da sociedade civil se unem para pautar candidatos para próximas eleições neste ano

12055Com o objetivo de propor questões fundamentais para o debate político que se aproxima, surge a Agenda Brasil Sustentável, uma iniciativa que oferece a candidatos e eleitores elementos fundamentais para uma reflexão política. O trabalho é resultado de um amplo processo de construção coletiva, promovido por um grupo plural de organizações representativas da sociedade civil brasileira, como Fundación Avina, Instituto Ethos, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Agenda Pública, Rede Nossa São Paulo e o próprio GIFE.

O movimento, que começou no início do ano capitaneado pela Fundación Avina, procurava lançar bases para uma incidência política comum nas eleições de 2014. Aos poucos, outras organizações se integraram ao grupo, que hoje conta com 25 participantes, com trajetórias políticas distintas e complementares e presença em várias regiões do país.

O grupo tem promovido reuniões periódicas, pautadas em sete eixos (respeito aos limites do planeta; redução das desigualdades e garantias de direitos; integridade e transparência; economia para a sustentabilidade; reforma política e fortalecimento da democracia; valorização do trabalho e gestão pública), no intuito de construir propostas concretas para as agendas eleitorais.

12056

O documento que apresenta os eixos e seus subtemas está disponível para consulta e tem como uma de suas matrizes orientadoras os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa ainda oferece possibilidade dos eleitores avaliarem propostas de governo e o comprometimento dos candidatos com temas de grande valor para o País. Após as eleições, eleitores poderão monitorar no site do movimento os compromissos assumidos pelos governantes. A maioria das ações ocorrerá pela internet.

Cronograma

Lançado no final de junho em um evento com organizações da sociedade civil e meios de comunicação, o grupo pretende até 25 de julho concluir a formulação de um documento completo, com detalhamento de cada elemento da agenda, incluindo um breve diagnóstico e propostas aos dois níveis de governo e para o parlamento. E até 28 de julho um evento de apresentação aos partidos e coordenadores de campanha. Finalmente, no dia 28 de agosto, ocorreria um encontro para adesão aos compromissos dos candidatos à Presidência da República e partidos políticos.

O movimento também pretende colaborar com uma plataforma virtual com os compromissos assumidos.

*Notícia foi elaborada a partir de conteúdo publicado no site do Instituto Gife e Programa Cidades Sustentáveis.

Serviço:

Para participar, empresas e organizações podem solicitar mais informações e aderir ao movimento pelo e-mail agendabrasilsustentavel@gmail.com. Outra forma de participar é compartilhar e comentar os conteúdos das páginas da Agenda Brasil Sustentável no Facebook e no Twitter.

Site: www.agendabrasilsustentavel.org.br
Informações pelo e-mail: agendabrasilsustentavel@gmail.com
Agenda Brasil Sustentável no Facebook e no Ttwitter: https://www.facebook.com/AgendaBrasilSustentavel e https://twitter.com/agendabrs


Crédito do texto:  Informações com notícia do Instituto Gife e Programa Cidades Sustentáveis*
Data de publicação: 10/07/2014