Produto digital feito com e para educadores

Mais de 3.500 professores participaram do processo de cocriação do Nova Escola Box, uma caixa de conteúdo digital com dicas práticas de sala de aula.

Logo Nova Escola
Nova Escola é uma das principais plataformas de conteúdo e serviços para professores e gestores escolares do Brasil. (crédito da imagem: divulgação)

Nova Escola lança o desafio de cocriar com professores e gestores de todo o país nos últimos meses. O resultado desse trabalho é um produto digital no mercado: uma caixa com conteúdo digital com dicas práticas de sala de aula, feitas por e para professores chamada Nova Escola Box. O lançamento será hoje, 15 de outubro, Dia dos Professores.

A Associação Nova Escola procura ressignificar o capital emocional da marca, reconhecida por sua publicação mais antiga, a revista Nova Escola, que deixa de circular em outubro de 2019.

A ideia do Nova Escola Box partiu da percepção dos principais desafios e das necessidades dos professores em sala de aula. A campanha mobilizou digitalmente 3.500 educadores de todo o Brasil. Foram realizados também workshops presenciais com mais de 50 docentes e 10 influenciadores digitais da educação.

Etapas da cocriação

O apoio por parte de gestores, o letramento digital e a formação continuada foram os principais desafios apontados pelos 3.500 educadores que participam ativamente do processo de cocriação, iniciado em julho de 2019.

Foram quatro etapas de cocriação, que aconteceram paralelamente por encontros presenciais e digitalmente por questionários e posts interativos nas redes sociais. Na primeira, os participantes falaram sobre esses desafios, necessidades e problemas enfrentados no dia a dia da profissão. Nessa fase de ideação, foram formuladas possíveis soluções para ajudá-los com os novos conteúdos.

Na próxima etapa, sobre hipóteses, também em julho de 2019, a equipe de Nova Escola apresentou aos educadores três possibilidades de produtos que poderiam resolver essas questões. Os professores avaliaram as sugestões que seriam as mais interessantes e validaram os novos produtos e formatos de conteúdo.

Na terceira etapa, foi feito o planejamento das características da novidade digital. A partir das hipóteses avaliadas na fase anterior, foi desenvolvido um protótipo, e os participantes tiveram a oportunidade de testar e avaliar essa versão inicial de produto.

Até a terceira etapa, os educadores vieram até a Nova Escola presencialmente e digitalmente. Na etapa final, em setembro de 2019, foi a hora da Nova Escola ir até os educadores e testar os protótipos nas escolas onde trabalham.

O Nova Escola Box é uma caixa de ideias digital para facilitar o dia a dia do professor, para inspirar, baixar, usar e colocar o aluno no centro da aprendizagem. Toda semana serão apresentados conteúdos e ferramentas digitais para auxiliar no planejamento dos professores, com práticas de sala de aula, casos reais, ideias e relatos de professores, textos, vídeos, materiais pedagógicos, moldes e referências teóricas, tudo isso alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Nova Escola Box será pago, com planos de assinaturas mensais, semestrais, anuais e bienais. Conheça aqui: https://bit.ly/2MJtmBe