Movimento editorial promove práticas sustentáveis

Projeto Um Só Planeta reúne 19 marcas do portfólio das empresas de comunicação.

Imagem de uma parte do Planeta Terra e símbolos de conceito de energia verde ao redor.
O movimento editorial dará a oportunidade aos leitores de monitorar emergências climáticas, entender as técnicas de empresas para subsidiar decisões de consumo e identificar boas práticas globais que inspirem atitudes transformadoras. (crédito da imagem De brutto film/AdobeStock)

A Editora Globo, a Globo Condé Nast e a CBN se unem para lançar o projeto Um Só Planeta, um movimento editorial brasileiro para promover práticas sustentáveis e enfrentar a crise climática. Os veículos O Globo, Extra, Valor Econômico, Época, Época Negócios, Galileu, Marie Claire, Quem, Crescer, Casa e Jardim, Globo Rural, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, AutoEsporte, TechTudo, Vogue, Casa Vogue, GQ, Glamour e CBN apresentarão o melhor da produção jornalística sobre o tema: sustentabilidade.

As 19 marcas irão publicar conteúdo sobre sustentabilidade em jornais, revistas, sites, infográficos, redes sociais, podcasts e newsletters. Para isso, será lançado o site umsoplaneta.globo.com e já é possível acompanhar a produção do projeto pelas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter).

Cada publicação abordará o tema sob sua perspectiva, garantindo uma visão ampla e completa de um assunto tão complexo quanto urgente. O novo projeto também terá uma redação própria que irá produzir conteúdos exclusivos sobre o assunto, sob direção de Sandra Boccia, diretora editorial da Editora Globo.

Um Só Planeta conta com a parceria de Ambipar, Braskem, ENGIE e Natura, que também irão contribuir com matérias próprias para o projeto. Cada marca terá um canal dentro do portal para dividir iniciativas, visões e práticas sustentáveis. Além disso, o projeto conta com o apoio da Iniciativa Verde, organização especializada em restauração florestal, e de O Mundo Que Queremos, agência de projetos de comunicação com foco em gerar mudança. As duas empresas ajudarão a Editora Globo no processo de neutralização de carbono das publicações que participam do movimento, uma das iniciativas que compõem o plano de sustentabilidade da EG, que será divulgado em breve.

Ao final de um ano de projeto, as principais matérias, infográficos e dados de Um Só Planeta serão editados e publicados em um anuário de sustentabilidade, que será veiculado na revista Época Negócios e no jornal Valor Econômico.

Acesse aqui na plataforma do projeto Um Só Planeta: https://epocanegocios.globo.com/Um-So-Planeta/