Movimento defende e orienta vacinação contra COVID-19

Comunicadores de ciência, artistas e cientistas unem esforços em campanha com a hashtag #todospelasvacinas.

Desenho do chargista Laerte mostrando grupo de pessoas dando os braços para serem vacinados. Título: Vacina é direito nosso!
Na plataforma da campanha, você pode encontrar textos, áudio, imagens e vídeos. (crédito da imagem: divulgação)

Organizações ligadas à divulgação científica, entidades científicas, artistas e personalidades públicas criam o Todos pelas Vacinas, marcado para 21 de janeiro (quinta-feira). A campanha contará com diversas ações nas redes sociais com a hashtag #TodosPelasVacinas e terá por objetivo esclarecer dúvidas sobre as vacinas e combater a disseminação de notícias falsas.

A campanha é organizada por ABRASCO, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Instituto Questão de Ciência, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Projeto Divulgar, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia e União Pró-Vacina.

O objetivo é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19.

O portal www.todospelasvacinas.info já está no ar, e agrega materiais em vários formatos – textos, áudio, imagens e vídeos – para serem compartilhados em todas as redes sociais.

No portal, estão disponíveis podcasts criados pelas organizações parceiras, além de outros materiais, como o e-book Guia Prático sobre as Vacinas e uma coletânea de artes no espaço VacinArte. Foram criados filtros especiais para Facebook e Instagram, que estão disponíveis no site. O internauta consegue baixar, também, logo e artes da campanha para espalhar a mensagem e participar da grande mobilização do dia 21 com a hashtag #TodosPelasVacinas.

A Equipe Halo promove até 24 de janeiro uma semana especial no TikTok, convocando “tiktokers” a mostrar como irão se arrumar para tomar a vacina, quando o seu dia chegar, ao som de uma contagem regressiva. Além disso, os cientistas guias da Equipe Halo postarão vídeos diários tirando dúvidas sobre as vacinas e vão participar de uma agenda de lives.

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) estará na live de 22 de janeiro, às 19 horas que pode ser acessada pelo perfil @onubrasil

Veja, abaixo a programação completa e os perfis dos participantes:

21/01, 19h
Agência Lupa e o guia Wasim Syed
perfil no Tiktok: @agencialupa / @wasimvacinas

22/01, 19h
ONU Brasil e o guia Gustavo Cabral
perfil no Tiktok: @onubrasil / @gustavocienciacabral