Minidocumentários mostra saneamento básico

Vídeos mostram sete histórias de pessoas que passaram por grandes mudanças com a chegada do saneamento.

documentarios-saneamento-basico-Reduzida
Empresa investe em minidocumentários para mostrar importância do tema de coleta, tratamento do esgoto e acesso À água tratada. (crédito da imagem: divulgação)

Minidocumentários abordam a importância da coleta e do tratamento de esgoto e do acesso À água tratada. Realizado pela empresa BRK Ambiental, uma empresa privada de saneamento básico do Brasil, os vídeos foram feitos pela agência OKE Studio e estão disponíveis nos canais digitais da empresa: brkambiental.com.br/transformacao, facebook.com.br/brk.ambiental e YouTube/brkambiental

Os vídeos usam uma linguagem humanizada para apresentar a história de pessoas que tiveram as vidas transformadas com a chegada do saneamento básico.

Foram selecionadas personagens das cidades de Macaé (RJ), Paço do Lumiar (MA), Natividade (TO), Xinguara (PA) e Cachoeiro do Itapemirim (ES), que relataram como o acesso à água tratada e a coleta de esgoto proporcionaram impactos socioeconômicos, com melhorias nas áreas de saúde e educação, na geração de emprego e renda e na preservação do meio ambiente.

Entre as histórias apresentadas está a de Dona Naninha, que se tornou famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo da cidade de Natividade. Ela sempre ajudou o marido na roça, criou 15 filhos, cuidava da casa e ainda tinha tempo de fazer seus biscoitos.

Quando o saneamento chegou, a vida dela e de sua família foram transformadas, pois o acesso ao saneamento influenciou na qualidade da produção dos biscoitos, garantiu a ampliação de renda da família e ainda proporcionou uma ampliação das ofertas de empregos diretos e indiretos na cidade.

Outro personagem é o sr. Vilmar Ferreira da Silva, da cidade de Macaé (RJ). O córrego do sítio em que Vilmar trabalha sempre foi muito bem cuidado por ele, mas estava sendo ameaçado por vizinhos que despejavam esgoto ali. Pesquisadores da UFRJ previam que, se nada mudasse, em 90 anos a lagoa local se tornaria um brejo. Com a chegada do saneamento na cidade, os danos ambientais foram contidos e a qualidade de vida foi garantida.

A enfermeira Ercilene Feller, do município de Xinguara (PA), acompanhou ao longo dos últimos anos as transformações proporcionadas pelo saneamento básico no município. Como agente de saúde, ela viu muitas famílias sofrerem com dengue, zika e chikungunya, pois os moradores da região armazenavam água em galões-reservatórios, por não contar com nenhuma rede de abastecimento de água. No vídeo ela conta como a chegada do saneamento mudou a vida das pessoas que moram no local.

Acesse: https://www.brkambiental.com.br/transformacao

COMPARTILHAR