Maratona UNICEF Samsung estimula criação de aplicativos

Iniciativa recebe inscrições até 16 de junho e é destinado a alunos do ensino médio e licenciaturas, professores e especialistas em tecnologia.

Maratona-Samsung-Reduzida
O concurso envolve programação e tecnologia para a criação de aplicativos. (crédito da imagem: divulgação)

Para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino do país, a Samsung e o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – promovem a Maratona UNICEF Samsung para ajudar a reduzir o atraso escolar no país. Trata-se de uma iniciativa de programação e tecnologia para a criação de aplicativos educacionais que possam auxiliar na qualidade da educação. As inscrições vão até 16 de junho.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro por meio do programa Brasil Mais TI. A maratona busca reunir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes de ensino médio e licenciaturas, professores e inventores para que desenvolvam protótipos de aplicativos para as áreas de linguagens (língua portuguesa, arte, educação física e língua inglesa), matemática, ciências da natureza e ciências humanas (história e geografia).

A proposta é que os apps sejam úteis na sala de aula de sexto a nono ano do ensino fundamental e promovam a inovação e a aprendizagem, além de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras e reduzir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar, garantindo o direito de aprender.

A Samsung atuará como mentora do projeto, oferecendo suporte e conhecimento para que as ideias selecionadas sejam desenvolvidas. Já o UNICEF e seus parceiros (Ministério da Educação e CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira) ficarão responsáveis pelo apoio pedagógico às equipes.

O calendário da Maratona será dividido em três fases. A primeira, de 18 a 22 de junho, será a avaliação das propostas inscritas pela comissão julgadora. O resultado desta etapa e das 32 equipes selecionadas será divulgado no dia 25 de junho.

Na segunda fase, de 25 de junho a 10 de agosto, os selecionados começam a desenvolver os aplicativos propostos. Durante este período, os participantes terão sessões de mentoria on-line para esclarecimentos técnicos e pedagógicos. Ainda nesta etapa, entre os dias 13 de agosto e 14 de setembro, as equipes iniciarão os testes dos protótipos desenvolvidos.

Os participantes deverão entregar e apresentar os aplicativos criados na terceira e última etapa da Maratona UNICEF Samsung, que acontecerá na semana de 01 a 05 de outubro. A maratona ainda realizará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas o valor de R$ 1.000,00, em dia e local a ser definido.

O regulamento está no site: maratona.brasilmaisti.com.br. Neste mesmo endereço, os interessados devem inscrever suas equipes, compostas por até 5 (cinco) integrantes que, obrigatoriamente, deverão ser compostas por três alunos de escolas pública, técnica, instituto federal ou universidade pública ou privadas; um aluno de ensino médio e um professor, ambos da rede pública de ensino.

Acesse aqui: http://maratona.brasilmaisti.com.br/

COMPARTILHAR