Loja de reciclagem do varejo brasileiro na zona norte de SP

Essa unidade é resultado de uma parceria entre Molécoola e Shopping Center Norte.

Loja-container-Molecoola-Reduzida
Rodrigo explica a proposta da loja durante evento de lançamento. (crédito da imagem: divulgação)

No estacionamento C do Shopping Center Norte, as pessoas podem encontrar uma loja-container branco com a logomarca da Molécoola para destinar seu resíduo reciclável. Essa unidade foi inaugurada ontem (12 de setembro), a empresa já possui duas lojas na zona sul e oeste de São Paulo. Nesse espaço há uma equipe de educadores ambientais que ajudarão a explicar como se dá esse destino do resíduo, que transforma os recicláveis em benefícios.

Essa loja é marcada pela parceria da Molécoola e Shopping Center Norte, em que vai atuar na prática com logística reversa de recicláveis pós-consumo, por meio de um programa de fidelidade que transforma os recicláveis em benefícios.

A loja recebe todo tipo de resíduo, exceto roupas e produtos têxteis. Dão destina a plásticos, metais, alumínio, papelão, isopor, óleo de cozinha e eletroportátil. “A ideia é que o consumidor traga suas coisas e facilitar o máximo. Queremos contribuir com o processo de reciclagem e estar no dia a dia do cidadão”, esclareceu Rodrigo Jobim, sócio da empresa Molécoola, que enfatizou que o foco da empresa é contribuir diretamente com ações que reduzam o impacto ao meio ambiente: “Todos ganham com a reciclagem”.

Rodrigo ainda compartilha que a empresa pretende abrir mais lojas em espaços por onde circulam muitas pessoas, como: grandes condomínios, postos de gasolina, shoppings e supermercados. “Essa loja que estamos inaugurando hoje é a primeira de recicláveis do varejo brasileiro”, ressalta. A meta é abrir 1000 unidades em cinco anos.

funcionarios-loja-container-Reduzida
Funcionários da loja container da zona norte já trabalharam com separação de resíduos. (crédito da imagem: divulgação)

Cada loja conta com uma equipe de educadores ambientais e funcionários que, em geral, já passaram por cooperativas e trabalhos relacionados com a reciclagem. Nessa unidade da zona norte, um jovem de 18 anos, Mateus Gabriel dos Santos fala que seu pai trabalhava com separação de resíduos na região de Paraisópolis na zona sul de São Paulo. Já os outros dois jovens também são do mesmo bairro e trabalhavam numa cooperativa da região. Para trabalhar nesse espaço, eles passaram por uma capacitação para operar o sistema, como receber o material do público e até explicar o que é possível reciclar e como fazer essa separação.

Nesses espaços, o material é pesado e prensado, para ser enviado para grandes recicladores, onde são transformados em matéria-prima, voltando para a cadeia produtiva.
Rodrigo explica que buscaram desenvolver um modelo mais rentável de negócio para lidar com esse segmento. Também comentou dados alarmantes: de 100% do lixo sólido produzido no mundo, 32% poderia ser reciclado e apenas 3,6% aqui no Brasil é destinado para reciclagem; um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 81% dos brasileiros gostariam de reciclar, mas não sabem como. “A educação ambiental é fundamental para avançar nesse tema”, defende Rodrigo.

Com esse cenário, Rodrigo levanta dois pontos essenciais nessa área e que pretende trabalhar em seu negócio: 1º) levar conhecimento do que é e o que não dá para ser reciclado e 2º) acesso de maneira fácil, com destino desse produto corretamente.
A parceria com a Molécoola integra o Programa Elo, iniciativa da Cidade Center Norte. “Estamos muito contentes com a chegada da Molécoola no nosso empreendimento. A operação está alinhada à estratégia do Programa Elo de engajar pessoas às práticas que visam contribuir para um mundo mais sustentável”, diz Ricardo Afonso, diretor superintendente do Shopping Center Norte.

funcionarioa-pegando-material-container-Reduzida
Funcionários recebem formação para explicar como cidadão pode separar resíduos para reciclagem. (crédito da imagem: divulgação)

O usuário também recebe uma pontuação, de acordo com a quantidade de resíduos que deixa no local e o tipo de material eliminado. Primeiro baixe o aplicativo Molécoola no smartphone, depois leve seus recicláveis limpos e separados para a loja mais próxima, acumule pontos de fidelidade em troca de seus recicláveis e acompanhe e resgate seus pontos para trocá-los por benefícios. É possível resgatar por produtos em supermercados, de lazer, esportes e outros.

Criada em 2017, a Molécoola atua com base na educação ambiental e na logística reversa de recicláveis pós-consumo, por meio de um programa de fidelidade que transforma os recicláveis em benefícios. Trabalha alinhada com conceitos de economia circular.

Acesse aqui para conhecer a iniciativa: https://molecoola.eco/