Literatura para aliviar tempos incertos

RNBC é um movimento pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à diversidade e às bibliotecas com atuação em 22 municípios das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Ilustração de um barco e lado direito texto: Barquinhas Literárias para atravessar o mau tempo. Logo da RNBC.
A rede atende um público médio de 30 mil famílias. (crédito da imagem: divulgação)

A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) promove a ação Barquinhas Literárias, com o objetivo de promover a literatura para atravessar esse mau tempo da pandemia do coronavírus. Acesse lá: https://www.facebook.com/redenacionalbc

Diariamente são publicadas nas redes sociais da RNBC trechos de obras literárias em formatos de áudio, texto ou vídeo de forma diferente e criativa, para confortar e entreter os leitores em tempos de isolamento social. A cantora Zélia Duncam já participou da campanha narrando uma poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Já foram compartilhadas mais de 80 barquinhas literárias nas redes da RNBC. A rede acredita que a literatura pode ser uma ferramenta para enfrentar os sentimentos de medo, solidão e desesperança, que estão surgindo decorrentes a pandemia.

Importante ressaltar que as 119 bibliotecas comunitárias que integram a rede ainda estão dando apoio às suas comunidades com distribuição de alimentos e itens de higiene, além de usar suas redes sociais para promover contação de histórias, debates e conversas literárias por lives, como a difusão de informações de fontes seguras sobre o coronavírus. Elas também estão utilizando grupos de WhattsApp para reforçar e manter o vínculo com seus frequentadores. Se você pode e quer contribuir, conheça aqui a campanha no site da RNBC: https://rnbc.org.br/2020/04/25/solidariedade-na-pandemia/

Acesse o site da iniciativa: https://rnbc.org.br/