Inspirar para doar

Diretor da ABCR compartilhar os principais resultados na campanha Jornada 4D a favor da cultura de doação.

Na tarde do último dia (28/11) da campanha Jornada 4D, João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), apresentou um webinar sobre Os primeiros resultados e as histórias mais inspiradoras, organizada pelo Instituto Doar e outros parceiros, para promover atividades on-line e gratuitas com dicas, formatos e modelos para aumentar a performance de doações no ambiente digital. Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar e empreendedor da área de terceiro setor, mediou a apresentação com as perguntas dos internautas de várias cidades do Brasil.

Neste webinar, João Paulo comentou a repercussão em vários países do Dia do Doar, como Venezuela, Colômbia, Itália, Inglaterra, Espanha, Uruguai e até Taiwan. Sinalizou que um dos grandes desafios é chegar nas pessoas comuns. “A maioria ainda não sabe, nem temos a pretensão hoje de atingi-los. Esse é um dos nossos desafios para os próximos anos. A campanha cresceu muito e tem iniciativas bem interessantes pelo país. Chegamos muito nas organizações, o próximo passo é atingir mais as pessoas e as empresas”.

Ele citou o caso de três restaurantes em Londrina (PR), que destinaram três reais em cada refeição no dia 28 de novembro para uma organização da região. Em sua avaliação, algumas empresas trabalharam de um jeito diferenciado para mobilizar seus funcionários na cultura da doação. “Eles (os empresários) podem atingir diferentes públicos, como sua base de fornecedores, seus colaboradores, para criar diferentes ações de comunicação da empresa com a sociedade em geral, com seus acionistas, e dentro da realidade de seu segmento mesmo”.

Nesta edição, houve ações de pay pal, doação de milhas e apoio a organizações em plataformas de financiamento coletivo.

João Paulo ressaltou a importância do planejamento e estratégias para estimularem ações em prol da doação. “É importante definir uma meta, o que vamos querer no Dia do Doar? Você quer 10 mil novos seguintes no Facebook? Ou quer doar produtos de organizações? O Dia de Doar tem objetivo de mobilizar a cultura da doação. A organização precisa ter clareza em sua definição e do que ela quer na mobilização”.

Ele citou o exemplo de uma organização que captou doação de bicicletas na região da Paulista para destinar para uma organização indígena na zona sul de São Paulo.

O diretor da ABCR também comentou que algumas prefeituras participaram também, como a cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Eles promoveram Doa Sorocaba, primeira campanha municipal de incentivo à cultura de doação. Foi manchete no principal jornal da região. Este ano mais cidades, como Natal (RN), Caicó (RN), Maringá (PR), Cascavel e Gramado (SC), estavam com campanhas mais estruturadas.

Nesta edição, as iniciativas estão mais na região Sudeste, especialmente São Paulo e Horizonte. Mas também há inúmeras ações em Fortaleza, Salvador, Natal, Recife, Rondônia e Porto Velho e no interior do Pará. “É muito gostoso que é uma campanha nacional e comunitária e você vê as pessoas usando a criatividade mesmo”.

Ele ainda citou o exemplo de algumas pessoas de outros países que estão fazendo oneself para divulgar suas ações. Para João Paulo, é importante investir na estrutura da comunicação, especialmente na assessoria de imprensa. “Há dois anos contamos com trabalho voluntário da assessoria de imprensa e foi ótimo. Se não avançarmos, não vamos conseguir mais resultados. Precisamos estruturar mesmo essas ações aqui”.

Inspirar as pessoas pelo exemplo foi um dos últimos tópicos comentados no webinar. Marcelo ressaltou a importância de mostrar que os doadores podem ser quaisquer pessoas, não necessariamente milionárias. “Não deixem de postar que doou. A história de doação pode ajudar uma comunidade, uma família. Tem gente que nunca doou, porque nunca foi solicitado. Doar é tão bom, faz bem para gente e ao mundo”, encerrou a conversa estimulando o público.

Acesse aqui para conhecer mais a iniciativa: https://doar.ong/jornada/