Iniciativa premia e financia inovações no turismo

Iniciativa da Ashoka Brasil, em parceria com a CTG Brasil, pretende selecionar três ações neste segmento com R$ 100 mil cada.

Foto de uma rio e dois barcos. Texto: Trilhando a transformação - Desafio de inovações em Turismo Sustentável.
A proposta também irá fomentar uma rede de empreendedores sociais voltada para pensar novos arranjos ao futuro no setor. (crédito da imagem: divulgação)

Estima-se uma queda de 62 bilhões na atividade econômica do turismo, responsável por empregar mais de dois milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De outro lado, são cada vez mais comuns exemplos da recuperação da biodiversidade em destinos onde a atividade turística representava um grande prejuízo ao meio ambiente, por exemplo.

Dessa forma, é urgente o debate sobre inovação nesse setor. A Ashoka Brasil, em parceria com a CTG Brasil, lança o desafio Trilhando a Transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável para quem nesta conjuntura está construindo outros arranjos ao turismo. As inscrições vão até 31 de agosto.

Essa iniciativa busca por ações que: 1) foquem ao menos em duas das quatro áreas fundamentais do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico); 2) que sejam inovadoras; 3) que promovam o desenvolvimento local; 3) que gerem transformação social; 4) que afirmem o protagonismo das comunidades; e 5) que se estruturem a partir da colaboração de diversos atores.

Serão especialmente valorizadas propostas que, além de apontarem caminhos para o turismo num mundo pós-pandemia, reforcem questões de diversidade, inclusivas, afirmativas, de gênero e raciais (traduzidas em projetos liderados ou voltados para mulheres, negros, indígenas, jovens e pessoas com deficiência).

Confira no site da Ashoka Brasil informações sobre cronograma, prêmios e benefícios, escopo e áreas de foco, requisitos e outros dados: https://bit.ly/3eT1Z3O