Iniciativa possibilita a criação de projetos escolares voltados para a redução e destinação correta de resíduos

16266274_1180455422053247_522195861417676242_nHoje o Instituto Akatu em parceria com a Braskem lança o desafio Turma que Recicla para mobilizar professores e estudantes do ensino fundamental a realizarem as atividades pedagógicas e desenvolverem projetos sobre esse tema. O objetivo dessa proposta é reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Os três primeiros colocados ganham prêmios.

Essa iniciativa é promovida pela Edukatu, do Instituto Akatu, uma rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente da organização, interessada em disseminar em todo o Brasil de maneira interativa e fácil de entender.

Atualmente mais de 40% dos resíduos coletados são direcionados a lugares inadequados, contaminando o solo e a água. Esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões por ano, que podem servir como matéria-prima ou energia.

Esse game trabalha com um conjunto de atividades pedagógicas, que envolve: jogos, vídeos e infográficos. Dá para serem realizadas on-line e off-line. Essas ações permitem refletir sobre o tema de resíduos e estimular estudantes a criarem ações e iniciativas para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e avançar na destinação adequada dos materiais recicláveis.

Os professores podem ganhar prêmios e o melhor projeto avaliado, como primeiro colocado, recebe uma viagem nacional com acompanhante e sua escola ganha uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais, feito pela equipe pedagógica do Edukatu. Já o segundo colocado ganha um tablet e a terceira um kit de materiais didáticos sobre consumo consciente.

Para participar, o professor precisa estar inscrito na plataforma on-line do Edukatu e mobilizar o maior número de alunos e professores na realização das atividades do percurso. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro.

Serviço:

Detalhes do regulamento da campanha podem ser vistos no link: bit.ly/regulamento-tqr

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu basta se cadastrar gratuitamente neste link: bit.ly/cadastro-edukatu