Iniciativa mobiliza doações para a produção de ventiladores pulmonares

No último ano, 1.700 respiradores foram doados e mais de 25 mil pessoas foram assistidas. Em uma nova etapa, o Projeto sensibiliza a sociedade para viabilizar novas doações.

Foto de profissional da saúde segurando aparelho respiratório e em hospital e frase: Você já salvou uma vida hoje?
O VI-C19 possui um sistema de exaustão e tratamento do ar expirado, que evita a contaminação das equipes médicas e sua capacidade de funcionar com ar em alta e baixa pressão para usar em estruturas hospitalares mais simples. (crédito da imagem: divulgação)

O Projeto Inspirar surgiu com o desejo de mobilizar a sociedade e empresas brasileiras a cooperar com a fabricação de ventiladores pulmonares próprios para ajudar instituições de saúde no combate ao coronavírus. Criada em março de 2020, pelos sócios da companhia mineira TACOM, a ação teve como meta inicial concluir rapidamente o desenvolvimento de um ventilador pulmonar que pudesse ser produzido em larga escala e baixo custo. Essa missão ofereceu uma solução rápida e acessível com qualidade na produção de aparelhos, que após produzidos, foram doados aos leitos de hospitais para suporte respiratório aos pacientes internados, já impactou mais de 25 mil vidas. Até o momento, foram entregues mais de 1.700 respiradores, para 328 instituições no país.

O projeto, que começou em Minas Gerais, já se estendeu a outras regiões do país e em 2021 pretende alcançar centenas de municípios que necessitam estruturar seus leitos com ventilação mecânica. Com a nova onda de contaminações da Covid-19, mesmo em meio ao processo de vacinação de pessoas do grupo de risco, as taxas de ocupação de leitos dos hospitais em todo o país estão aumentando de forma exponencial, agravando a crise sanitária e mantendo os óbitos em níveis exorbitantes. Com a alta demanda, os hospitais não conseguem atender os pacientes que chegam com insuficiência respiratória e necessitam de suporte ventilatório, pois esbarram na falta de estrutura e equipamentos. O Projeto Inspirar entra em uma nova fase de sua trajetória para novamente mobilizar a sociedade e o empresariado local em busca de novas doações para a produção de mais ventiladores pulmonares.

Inicialmente, o Projeto contou com o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), além de dezenas de empresas, engenheiros, médicos e voluntários, que viabilizaram o desenvolvimento do aparelho em um tempo recorde de 45 dias entre o início da ação e o primeiro protótipo do ventilador, chamado de VI-C19. Após a aprovação pelas autoridades de saúde competentes, os equipamentos foram rapidamente produzidos e doados via FIEMG ao Estado de Minas, governo federal e autoridades locais.

Sua nova campanha de arrecadação permite que todos possam ajudar. Empresas, entidades e a população poderão fazer a diferença com doações em dinheiro ou até mesmo adquirir os aparelhos para encaminhar a alguma entidade hospitalar escolhida. As quantias coletadas serão destinadas a um fundo de arrecadação, e os recursos levantados se transformarão em créditos para fabricação dos ventiladores pulmonares que serão entregues a instituições de saúde que não disponham de número suficiente de aparelhos para atender a demanda de pacientes.

Terão prioridade aquelas que atendam populações em vulnerabilidade social e/ou que estejam localizados em regiões mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. A quantidade será definida com base nos critérios de necessidade, disponibilidade e razoabilidade, buscando beneficiar o maior número de pessoas possível. Todos podem acompanhar as entregas realizadas e a lista de empresas selecionadas no site do Projeto.

Para doar, basta entrar no site do Projeto Inspirar e selecionar ‘Quero Doar’ ou acessar diretamente o gateware de pagamento www.kimmais.com.br/doacao, através do QR CODE. O doador preencherá um pequeno cadastro com CPF ou CNPJ, e-mail e telefone de contato, e consentirá aos termos da campanha. Feito o cadastro, será possível doar por meio de cartão de crédito, PIX, transferência bancária ou boleto bancário.

Para mais informações ou detalhes sobre a aquisição de um equipamento, entre em contato pelo telefone: 0800-0420614 ou acesse: www.projetoinspirar.com.br