Iniciativa contribui com produtores de vídeo das periferias de SP

Iniciativa já trabalha com quatro coletivos: Alma Preta, Nós Mulheres da Periferia, Periferia em Movimento e Rádio Cantareira.

Ilustração de boca e nos lábios está escrito #SalveCriadores
A iniciativa selecionará três projetos que falarão sobre o COVID-19 e seus reflexos nas populações indígenas, negras e periféricas. (crédito da imagem: divulgação)

Produtores de vídeo das periferias podem se inscrever no concurso cultural da campanha #SalveCriadores. A iniciativa pretende apoiar coletivos e criadores de conteúdo das periferias de São Paulo para contribuir com as reflexões e dados sobre a crise do COVID-19 e seus reflexos nas populações indígenas, negras e periféricas. Cada projeto selecionado receberá prêmio de R$ 9.000,00. As inscrições vão até 28 de abril.

A proposta é reforçar o trabalho fundamental desses criadores de conteúdo e trazer pontos de vista e perspectivas que ainda não foram levantados. Semanalmente, eles têm produzido conteúdos que, usando a crise do coronavírus como ponto de partida, avaliam os cenários e os impactos econômico, cultural, social e ambiental nas periferias da cidade.
Serão selecionados três grupos de produtores de audiovisual que possam, a partir dos conteúdos produzidos pelos coletivos, produzir vídeos que mostrem qual o contexto e histórico das discussões abordadas.

Os critérios de seleção serão em termos de abordagem, formatos e referências e uma avaliação dos portfólios dos candidatos.

As regras para a produção dos vídeos são: vídeo de até 1’30” e duas pílulas de 15″; usar como ponto de partida as publicações dos coletivos que estão participando do #SalveCriadores; trilhas e imagens utilizadas precisam ser de uso livre; podem se inscrever grupos de até três pessoas (produtores de vídeo, ilustradores, redatores, etc.) que sejam residentes de regiões periféricas da cidade de São Paulo e de territórios da Grande São Paulo; e animação tradicional, motion graphics, colagens.

Os temas desses vídeos são: economia; sociedade e planejamento urbano e justiça climática e racismo ambiental.

Mais informações e detalhes sobre como se inscrever e participar no site da iniciativa: https://salvecriadores.com.br/