Iniciativa apoia projetos de redução de impactos da pandemia na educação

Podem participar organizações da sociedade civil e associações de pais e mestres de escolas públicas.

Foto de crianças brincando em gangorra de parque na escola.
A divulgação dos selecionados está prevista para abril de 2021. (crédito da foto: Patricia Stavis/ItaúSocial)

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com foco em educação e as Associações de Pais e Mestres de Escolas Públicas podem pleitear apoio ao programa Comunidade, Presente!, desenvolvido pelo Itaú Social. A iniciativa financiará projetos orçados em até R$ 30 mil que beneficiem estudantes e famílias impactadas pela pandemia da Covid-19. As inscrições vão até 05 de março.

Os projetos podem ser destinados para a aquisição de materiais e serviços para suporte à retomada das atividades presenciais, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material individualizado para desenvolvimento de atividades pedagógicas, serviços de higienização de filtro de ar-condicionado, adaptação de bebedouros para outras alternativas mais seguras, equipamentos tecnológicos como notebooks, tablets, celulares para o contexto do ensino híbrido. Também é possível pleitear recursos para pequenas reformas para adaptação de espaços.

O Itaú Social financiará iniciativas para distribuição de itens essenciais de consumo das famílias, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha. A medida considera que a segurança alimentar das famílias ainda está ameaçada pela crise sanitária e que os cuidados básicos com a higiene são necessários para evitar a disseminação do vírus.

Desenvolvido desde 2006, o programa Comunidade, Presente! disponibiliza recursos financeiros pontuais para a melhoria da infraestrutura de OSCs. São apoiadas demandas de aquisição de equipamentos, de materiais permanentes e pequenas reformas, se a organização tiver sede própria. Em 2021 está prevista a abertura de dois editais que contemplem projetos para amenizar os danos provocados pela pandemia na educação pública.

Acesse aqui o programa no site do Itaú Social: https://bit.ly/37MIlFS