Google Earth lança primeiras histórias do Brasil

Com foco na Amazônia, projeto Eu sou Amazônia pretende mostrar a complexidade dessa floresta.

EusouAmazonia-Topo
Iniciativa apresenta problemáticas do bioma brasileiro (Crédito da imagem: Divulgação)

Hoje, o novo Google Earth lança globalmente 11 histórias interativas que abordam diferentes aspectos da região amazônica, onde vivem 25 milhões de pessoas e oferece uma vasta diversidade cultural.

Cada história do projeto Eu sou Amazônia captura a complexidade da floresta que produz 20% do oxigênio do planeta e abriga uma em cada 10 espécies de animais. É possível conhecer a cadeia de produção de iguarias da floresta, como a castanha-do-pará e o açaí (nas prateleiras de supermercados de todo o mundo), ou descobrir como comunidades, que antes dependiam da extração ilegal, agora se reestruturaram com esforços sustentáveis.

A nova experiência mostra o cotidiano dos quilombolas, conta como a educação e a cultura reergueram diferentes povos e o papel da tecnologia na Amazônia, ampliando essas vozes para o mundo todo e abrindo a possibilidade para que qualquer pessoa, de qualquer lugar, possa se informar e aprender mais sobre a maior floresta tropical.

Google-Earth-Indio-com-Celular
A ideia é apresentar a diversidade da Amazônia (Crédito da imagem: Luciana Aith)

As 11 histórias trazem uma experiência detalhada sobre esse bioma, contemplando desafios e ameaças a esse ecossistema e, por consequência, de todo o planeta — algumas delas foram produzidas por Fernando Meirelles, um dos maiores diretores do Brasil. Todas essas narrativas estão relacionadas com os títulos: Eu sou Água, Eu sou Mudança, Eu sou Alimento, Eu sou Raiz, Eu sou Inovação, Eu sou Liberdade, Eu sou Resistência, Eu sou Resiliência, Eu sou Aventura, Eu sou Conhecimento e Terras Indígenas.

Na seção Viajante, os povos da Amazônia compartilham suas vivências em um formato rico e interativo. É uma jornada profunda contada por meio de vídeo, mapas, áudio e realidade virtual em 360°, disponível hoje para desktops e dispositivos móveis em g.co/EuSouAmazonia