Goethe-Institut seleciona oito trabalhos para Goethe na Vila

Localizada na Bela Vista, a Vila Itororó recebe projetos culturais sem fins lucrativos.

Edital-Goethe-interna
Poem se inscrever projetos culturais que estimulem debate da relação com espaço centro-periferia. (Crédito da imagem: divulgação)

Com a proposta de promover e diversificar a participação de pessoas e grupos interessados em ocupar a Vila Itororó, um complexo com 11 edificações construídas na década de 1920 na região da Bela Vista, centro de São Paulo, o o Goethe-Institut São Paulo abre chamada para selecionar oito projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2018 no Goethe na Vila, situado na chamada casa 8 da Vila Itororó. As inscrições são gratuitas e vão até 5 de setembro.

Cada iniciativa selecionada ocupará o espaço do Goethe na Vila durante 30 dias e deverá se desenvolver de forma autônoma. Não há restrição quanto ao suporte ou ao formato do projeto: a inscrição é livre para qualquer disciplina ou área das artes e da cultura. A chamada é voltada tanto pra iniciativas individuais quanto coletivas.

Podem participar brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior e as inscrições realizadas em português, inglês e espanhol. Serão selecionados projetos para dinamizar o espaço e que estimulem a experimentação dos seus usos com a finalidade de contribuir com a programação do projeto Vila Itororó – Canteiro Aberto. O Goethe na Vila foca em projetos que, através da cultura, abordam e problematizam desde políticas do espaço, a relação centro-periferia, o processo de gentrificação, que valorizam a diversidade e a integração com o entorno. Serão consideradas também iniciativas que se propõem em contemplar narrativas singulares e a maneira como o espaço influencia a dinâmica urbana e suas relações sociais.

Os projetos contemplados pelo júri receberão um apoio financeiro de até R$ 12 mil reais para desenvolver a proposta. As inscrições podem ser enviadas até o dia 05 de setembro de 2017 às 23h59 (horário de Brasília).

Esta é a segunda chamada para projetos do Goethe na Vila. A primeira ocorreu em 2016 e recebeu cerca de trezentos trabalhos das mais diversas vertentes: dança, audiovisual, performance, teatro, arquitetura, gastronomia, permacultura, entre outros. As descrições dos projetos selecionados e executados até o final de 2017 e informações sobre inscrições de regulamento podem ser acessadas em www.goethe.de/saopaulo/goethenavila